Categories: Cultura

‘Autopsia de una Sirena’, espetáculo solo de Andy Gamboa em castelhano, terá tradução simultânea

(imagem divulgação andy gamboa)

A cena teatral é destaque da agenda da ADunicamp neste mês de março. No próximo dia 14 (quinta-feira), a partir das 20 horas, o Auditório da ADunicamp será palco para a peça “Autopsia de una Sirena” (Autópsia de uma Sereia), um espetáculo solo, criado e encenado por Andy Gamboa. A apresentação será em castelhano, com tradução simultânea da professora Gina Monge Aguilar (IA/Unicamp).

A peça se constrói e desconstrói com o relato, corpo e voz de um ator (Andy), que irá se apresentar para que as personagens envolvidas tomem posse e possam confessar suas intimidades ao público.

Um jovem de 18 anos é expulso de casa por conta da sua inclinação sexual. A peça será construída a partir dos monólogos/testemunhos de “La Sirena”, “La Abuela”, “La madre” y “El padre”. Essas personagens são fundamentais para poder contar a história desta criança que sonhava em ser mulher, em uma sociedade que parece não aceitar as diferenças. Autópsia de uma Sereia vem a ser uma peça urgente no país que mais mata pessoas Trans no Mundo, o Brasil.

Andy Gamboa além de trabalhar magistralmente com cada uma das personagens, faz com que o público possa se perguntar, estou acolhendo as diferenças dentro da minha família? Como eu me sinto ao vivenciar esta história? O que é ser uma pessoa trans no mundo neste momento?

Uma visão crítica colocada a partir de elementos tragicômicos permeiam a peça inteira em que você não sabe se rir ou chorar daquela história, ou rir e chorar ao mesmo tempo. Tragédia e comédia, assim como a mesma vida.(Da ADunicamp)

SERVIÇO:
ADunicamp TEATRO – 20h
Peça: Autopsia de una Sirena (Autópsia de uma Sereia)
Criação: Andy Gamboa
Espetáculo Solo e em Castelhano, com tradução simultânea por Gina Monge Aguilar
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos

Carta Campinas

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

6 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

8 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

11 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

11 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

12 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago