Categories: CiênciaEducação

Universidade pública do semiárido nordestino registra mais patentes do que USP e Unicamp juntas e lidera ranking

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que fica no interior do estado da Paraíba, no Nordeste brasileiro, liderou mais uma vez o Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção em 2023. Os números foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A UFCG depositou 101 patentes, o que é mais do que o dobro de patentes da Unicamp (40 registros) e 300% mais do que a Universidade de São Paulo (USP), que registrou 26 patentes.

A segunda instituição de ensino superior melhor posicionada foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no 4° lugar, com 48 pedidos. Entre empresas mais bem colocadas, o primeiro lugar geral em 2023 ficou com a Petrobras, com 125 pedidos de registros. A FCA Fiat Chrysler Automóveis ocupa a terceira posição, com 58 pedidos. O Brasil é dependente das universidades públicas para a produção de conhecimento, apesar dos ataques sofridos durante governo Bolsonaro.

Outras universidades paraibanas listadas entre os 50 maiores depositantes foram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 19° lugar, com 24 pedidos, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na 34ª posição, com 17 pedidos.

“Ver a UFCG nesta posição é constatar a potência do ensino, da ciência e do precioso ecossistema científico que existe em nossa comunidade acadêmica. Uma universidade federal pública, situada no interior do semiárido nordestino, desenha uma trajetória de recomposição de orçamento, após anos de contingenciamentos e do passado recente, em que muitas atividades foram temporariamente interrompidas em virtude do período pandêmico”, afirmou o reitor Antonio Fernandes. Para o reitor, a preciosidade desta posição de liderança, com larga margem à frente das instituições congêneres, é mais uma entrega da nossa universidade à sociedade que nela investe.

Desde 2017, a UFCG permanece entre os maiores depositantes de pedidos de patentes de invenção residentes no Brasil, chegando a ocupar o primeiro lugar nacional no ranking 2020. O desempenho impressionante é resultado direto da atuação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), criado com o objetivo de auxiliar cientistas da UFCG no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual. (Com informações da UFCG)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

14 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

20 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago