(foto ivucca – divulgação)

A peça Os Adultos Estão na Sala, do projeto In.Cômodos, que terá apresentação dia 16 de fevereiro em Campinas, busca pesquisar as potencialidades da execução do teatro em “espaços não convencionais” (aqueles que não se identificam como palcos italianos ou salas de apresentação) em quesitos prático-reflexivos, questionando as relações políticas, sociais e culturais entre a arte e o espaço concreto das cidades.

A história se passa em uma sala média, de um apartamento médio, de uma cidade latina do terceiro mundo, duas mulheres normais brindam com gim. Eu sei porque você vem aqui. O menino no quarto, escuta. O porteiro me conhece. De vez em quando, um miado. A seringa está na caixa de biscoitos belga. A terceira: Posso me sentar? Posso mesmo?

Enquanto desenhos animados com pessoas azuis passam na televisão, lá fora uma ponte que liga nada a lugar nenhum é construída. Clara Day, Ivone Dim e Dulce Vicente não sabem por que há uma pegada no teto do apartamento. Tome cuidado. Esse sofá moldou o meu caráter.

Enquanto isso, o texto também aborda questões de gênero que são interseccionadas por tópicos como dismorfia corporal, vivência de mães solo e alcoolismo – enfrentados pelas personagens Clara Day, Ivone Dim e Dulce Vicente.

A união entre a dramaturgia e a proposta de montagem formula um espetáculo que propõe diálogo direto entre os interesses da vida privada (vivenciada no apartamento da protagonista com as três personagens da obra) e a vida pública (com os problemas em escala macro da sociedade).

Com a execução da peça em “espaços não convencionais”, o Projeto In.Cômodos propõe uma abertura de perspectiva, possibilitando que o público presencie o acontecimento de um espetáculo em um espaço que não seja um palco italianol ou uma sala de apresentação, e, assim, democratizando o acesso ao teatro. (Com informações de divulgação)

Serviço
Os Adultos Estão na Sala
Dia 16 de Fevereiro de 2024, às 20h
Foyer do Teatro do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270 – Bonfim. Campinas – SP)
Ingressos gratuitos, retirados com 2h de antecedência na bilheteria do Sesc Campinas

Ficha Técnica
Elenco: Bárbara Consales, Chiara Lazzaratto e Mariana Procopio
Direção: Leonardo Lisboa
Assistência de Direção: João Portela
Direção de Produção: João Portela
Produção: Giovana Hack
Concepção de Luz: João Portela
Operação de Luz: Giovana Hack e João Portela
Identidade Visual: João Portela