foto
A artista visual Ana Friedlander apresenta, de 29 de fevereiro a 6 de abril, um conjunto de obras de arte, construído a partir de fotografias que se transformam em colagens digitais, livros de artista e instalações. A exposição “Territórios, Labirintos e Memórias” abre na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, às 19h, no Pavão Cultural e está sob a curadoria de Andrés I. M. Hernández e Isabela Senatore.
Dividida em temas, como diz o nome, para o que é relacionado às memórias, suas ou contadas, de anotações, lembranças, imagens emprestadas, a artista conta que o processo criativo aconteceu nos encontros semanais com a curadora e fotógrafa Senatore. “O processo criativo das memórias usando fotos tem várias etapas. Primeiro fuçamos nas caixas que tenho cheias de fotografias antigas da família. Selecionamos as que nos interessam e fotografamos explorando as técnicas que Isabela me apresenta”. Depois de alguns processos, que vão dando forma ao material obtido, elas discutem em que suporte a artista vai apresentar a obra, um exemplo é “Labirintos”.
Cada tema foi explorado e trabalhado de uma determinada maneira. Em “Territórios” sua produção parte das fotografias que captou nas expedições/residências artísticas. A escolha das imagens é realizada somente por ela. “Como adoro fotomontagem, brinco com as imagens. É um processo menos pensado. Invento histórias fantásticas como quem faz colagem manual, mas no computador. Brinco com diferentes meios e técnicas e o que me satisfaz, guardo”.
A artista nasceu na Hungria, em 1947. Cresceu e se educou em Buenos Aires, Argentina, onde se formou em matemática. Em 1976, mudou para o Brasil, onde fez doutorado e trabalhou como professora no Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) até se aposentar, em 2016. A partir de então, passou a se dedicar à pintura e à fotografia. Além das aulas de fotografia com Isabela Senatore e Juliana Engler, ela fez pintura e gravura com Vera Ferro. Em 2017, realizou sua primeira exposição individual, completando a sexta no Pavão Cultural, sendo que duas foram em Buenos Aires. Também participou de diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Atualmente, participa das oficinas “Poemas dos Arquivos e Esculturas dos Restos”, de Estefania Gavina, no Ateliê Casa. (Com informações de divulgação)
Serviço:
“Territórios, Labirintos e Memórias”, de Ana Friedlander sob curadoria de Andrés I. M. Hernández e Isabela Senatore
Dia: Abertura dia 29 de fevereiro. Visitação de 1 de março a 6 de abril.
Horário: Abertura às 19h. Visitação de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h.
Local: Instituto Pavão Cultural
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Barão Geraldo.
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…