(imagem divulgação)

A artista visual Ana Friedlander apresenta, de 29 de fevereiro a 6 de abril, um conjunto de obras de arte, construído a partir de fotografias que se transformam em colagens digitais, livros de artista e instalações. A exposição “Territórios, Labirintos e Memórias” abre na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, às 19h, no Pavão Cultural e está sob a curadoria de Andrés I. M. Hernández e Isabela Senatore.

Dividida em temas, como diz o nome, para o que é relacionado às memórias, suas ou contadas, de anotações, lembranças, imagens emprestadas, a artista conta que o processo criativo aconteceu nos encontros semanais com a curadora e fotógrafa Senatore. “O processo criativo das memórias usando fotos tem várias etapas. Primeiro fuçamos nas caixas que tenho cheias de fotografias antigas da família. Selecionamos as que nos interessam e fotografamos explorando as técnicas que Isabela me apresenta”. Depois de alguns processos, que vão dando forma ao material obtido, elas discutem em que suporte a artista vai apresentar a obra, um exemplo é “Labirintos”.

Cada tema foi explorado e trabalhado de uma determinada maneira. Em “Territórios” sua produção parte das fotografias que captou nas expedições/residências artísticas. A escolha das imagens é realizada somente por ela. “Como adoro fotomontagem, brinco com as imagens. É um processo menos pensado. Invento histórias fantásticas como quem faz colagem manual, mas no computador. Brinco com diferentes meios e técnicas e o que me satisfaz, guardo”.

A artista nasceu na Hungria, em 1947. Cresceu e se educou em Buenos Aires, Argentina, onde se formou em matemática. Em 1976, mudou para o Brasil, onde fez doutorado e trabalhou como professora no Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) até se aposentar, em 2016. A partir de então, passou a se dedicar à pintura e à fotografia. Além das aulas de fotografia com Isabela Senatore e Juliana Engler, ela fez pintura e gravura com Vera Ferro. Em 2017, realizou sua primeira exposição individual, completando a sexta no Pavão Cultural, sendo que duas foram em Buenos Aires. Também participou de diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Atualmente, participa das oficinas “Poemas dos Arquivos e Esculturas dos Restos”, de Estefania Gavina, no Ateliê Casa. (Com informações de divulgação)

Serviço:
“Territórios, Labirintos e Memórias”, de Ana Friedlander sob curadoria de Andrés I. M. Hernández e Isabela Senatore

Dia: Abertura dia 29 de fevereiro. Visitação de 1 de março a 6 de abril.

Horário: Abertura às 19h. Visitação de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h.

Local: Instituto Pavão Cultural

Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Barão Geraldo.