‘Samba e Resistência’: Bloco Cupinzeiro abre o Carnaval de Campinas com homenagem ao MST

(foto divulgação – bloco cupinzeiro – rede social)

O Bloco do Cupinzeiro abre o Carnaval 2024 de Campinas com homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que completa 40 anos de existência e luta pela democratização do acesso à terra. O bloco se apresenta no próximo sábado, 27 de janeiro, a partir das 15h na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, em Campinas. O show é um pré-lançamento do álbum “Samba e Resistência”, que estará disponível em março em plataformas digitais. A entrada é de graça.

O Bloco do Cupinzeiro surgiu em 2003 e é parte do Núcleo Cupinzeiro, que há 22 anos produz pesquisa e criação acerca da música popular brasileira. A agremiação tem tradição em temas críticos, libertários e que expressam resistência frente às ondas autoritárias na sociedade brasileira.

O grupo sai há 21 carnavais e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas com um tema diferente. Nas ruas, o Bloco defende o acesso à cultura e a ocupação dos espaços públicos com arte.

O álbum digital conta com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e reúne alguns dos sambas compostos por Edu de Maria para o Bloco. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Show de pré lançamento do álbum “Samba e Resistência”
do Bloco do Cupinzeiro
Onde: Concha Acústica do Taquaral
Quando: Sábado, 27 de janeiro, das 15h às 17h30
Informações: (19) 98102-3882

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

14 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago