(foto Jeremias Ybañez – upl)

.Por Roberto Ravagnani

Ainda existe uma grande confusão entre a doação e o trabalho voluntário. Sim o trabalho voluntário é uma doação de tempo e talento, conhecimento.
Mas a doação não é necessariamente trabalho voluntário.
Ficou confuso? Vamos ao conceito.
Trabalho voluntário não deve estar atrelado a doação de materiais e/ou recursos, devem ser colocados em compartimentos diferenciados.
Não é raro atrelar um ao outro, isto traz um afastamento daqueles que tem vontade, disposição e interesse em fazer trabalho voluntário, mas não dispõe de recursos ou produtos para serem doados.
Por outro lado, o voluntário pode sentir-se meio que usado, só quer que eu esteja presente pois sou um doador também, o que sabemos que nãos é uma verdade, na esmagadora maioria das pessoas.
Outra conversa que ouço as vezes é que o voluntário é a salvação de uma organização ou de uma situação específica, principalmente em grandes ocorrências naturais, onde vemos com muita frequência o voluntario “Rambo”.
O “Rambo” é aquele que ouve no noticiário uma tragédia, se coloca no seu traje camuflado, faca e facão na cintura, pá nas costas, pega seu jipe, não importa a distância ele estará lá, pronto para a….trapalhar. Sim isso mesmo, atrapalhar. Pois sem capacitação ou orientação, não saberá o que fazer e não se colocar em risco, podendo ainda colocar aqueles que já estão passando por um grande desafio, passar por problemas que não seriam necessários.
Lógico que estou generalizando pois existem aqueles que contribuem, mas muitos não o fazem e não por falta de vontade, mas por falta de capacitação, de querer ouvir e de chegar a um lugar deste e buscar o responsável pela operação para saber se poderá efetivamente contribuir de alguma forma.
Não estou estimulando ninguém para que não faça doações ou não trabalhe como voluntário, mas estou querendo mostrar que são coisas diferentes que se complementam, cada uma com sua importância.
Se você está em uma organização social que ainda confunde estas ações ajude-os a desenrolar, se você está em busca de uma oportunidade em uma organização social, agora já sabe diferenciar.