(imagem bruno martins – divulgação)

O Lume Teatro está com intensa programação no Terra Lume 2024. Vários eventos artísticos gratuitos acompanham a 23ª edição dos Cursos de Fevereiro (que acontecem desde 2001, ininterruptamente) e o XIII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. A programação acontece na sede do grupo, em Barão Geraldo, e em outros espaços do distrito (confira abaixo as atrações detalhadas). 

São espetáculos teatrais, demonstrações de trabalho, palestras, lançamento de livro e exibições de filmes realizados pelos atores-pesquisadores do Lume Teatro, equipe do Lume e artistas convidados. O Terra Lume faz parte do projeto contemplado pelo ProAC 43/2023 – Formação em Arte e Cultura / Realização de Cursos e Oficinas, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Além disso, em 2025, o Lume Teatro completará 40 anos de história de realização de espetáculos e pesquisas teatrais ininterruptas, e este ano já serão iniciadas as preparações e a contagem regressiva para as atividades comemorativas, junto aos artistas de todos os estados e diversos países do exterior que têm se juntado a nós ao longo destes anos, além das gerações influenciadas e formadas pelas ações do grupo nestas quatro décadas de existência. (com informações de divulgação)

SERVIÇO COM SINOPSES:

Terra Lume 2024

Programação gratuita 

(Distribuição de senhas 1h antes do início das atrações. Máximo de 2 senhas por pessoa)

Lume Teatro: Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Barão Geraldo. Campinas-SP.

25/01 

20h30

Lançamento de Livro “Território Cênico de Encontros Íntimos”, de Melissa dos Santos Lopes

Local: Lume Teatro
O território de criação do ator e da atriz é um reservatório de experiências em fluxo contínuo. Nesse processo, as narrativas que percorrem o trabalho artístico, se intensificam e se reinventam no instante presente da produção poética. Este livro tem como pressuposto básico problematizar a prática teatral a partir dos conceitos de memória e micropercepção, através da intervenção de três catalisadores, quais sejam, os acasos, os afetos e os punctums. A reflexão teórica é acompanhada pelo recorte de algumas pedagogias direcionadas ao trabalho de atuação, como os métodos interpretativos de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, depoimentos de atores e atrizes e da investigação prática da autora junto ao Grupo Matula Teatro, sediado em Campinas/SP, nos anos de 2000 a 2016. O livro tem prefácio de Renato Ferracini. 

26/01, 02/02, 16/02 e 27/02

20h30

Exibição do documentário “Café com Queijo – Uma viagem para além da cena” de Alessandro Poeta

Local: Lume Teatro

Criado a partir de uma viagem de pesquisa no final do século passado, o espetáculo “Café com Queijo”, do Lume Teatro, tornou-se ao longo dos anos uma das obras teatrais mais reconhecidas do Brasil, sucesso de público e crítica por onde passou. Em 2018, atores e equipe partiram em uma expedição em busca do reencontro com as origens desta pesquisa, com as famílias, lugares e histórias. O resultado: uma viagem de afetos, muito além do espetáculo teatral. Escolas, comunidades, pessoas, cidades, muitos barcos e rios de poesia. Este documentário tece uma nova colcha de retalhos por entre as tramas destas vidas costuradas, ligadas para sempre pela linha fina do encontro.

28/01

20h30

Ação Artística: “Quando os Subtextos São Textos” de Raquel Scotti Hirson

Local: Lume Teatro

Um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu solo ALPHONSUS (2013), combinando memória e mímesis corpórea. As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se transformam em movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microsensações. Completando os espaços com imaginação, a atriz encontrou o homem Alphonsus em suas fotografias, biografias, cartas, crônicas e poesias. O resultado é uma dança de subtextos. De qualquer forma é uma observação-ação de invisibilidades, ou seja, uma busca incessante de percepção e criação de invisibilidades que se retroalimentam.

01/02

20h30

Ação Artística: “Canudo se Apaixona” de George Holanda

Local: Lume Teatro

Uma ida ao teatro pode guardar muitas surpresas.Um encontro inesperado pode se transformar em amor à primeira vista.No caso do palhaço Canudo,o jogo de sedução se torna mais complicado, pois ele terá que superar suas próprias trapalhadas e utilizar de meios inesperados para conquistar seu novo amor.E o que parecia ser uma noite comum, passa a ser uma noite especial, de amor pelo outro, pelo público, pelo teatro. O espetáculo “Canudo se apaixona” é fruto de uma pesquisa de muitos anos na palhaçaria, o trabalho é o primeiro espetáculo solo do ator e diretor George Holanda, que ao longo de sua trajetória já participou de diversos grupos de teatro em Natal/RN.

03/02

20h30

Ação Artística: “Cnossos” com Ricardo Puccetti

Local: Lume Teatro
Um mergulho dentro da mitologia pessoal de um homem que percorre os corredores de um labirinto na tentativa de encontrar saída, criando um poema perturbador sobre a solidão, os sonhos e os pesadelos que povoam os seres humanos.Inspirado em textos de Jorge Luis Borges, Lautréamont, Franz Kafka e Mário Quintana, um único ator em cena dança num fluxo constante, esbarrando em imagens, lugares, pessoas esquecidas e pálidas sensações que emergem das profundezas da memória. Criado em 1995, o espetáculo estreou no Festival Internacional de Butoh e Teatro-Pesquisa em São Paulo e Brasília, e já se apresentou em diversas cidades do Brasil e ainda no Edinburgh Fringe Festival (Escócia), na Inglaterra, França, Finlândia, Nicarágua, Israel e Portugal.

04/02

20h30

Ação Artística: “Não tem Flor Quadrada” com Naomi Silman

Local: Lume Teatro
Demonstração técnica da atriz-pesquisadora sobre sua trajetória dentro do Lume Teatro, o aprendizado da técnica de treinamento, sua apropriação e seu desenvolvimento. Nesta demonstração, veremos a trajetória da atriz na criação de uma técnica pessoal de representação. Um confronto intransferível do ator consigo mesmo, no âmbito de suas específicas dificuldades e facilidades com o trabalho prático. O contato com vários elementos e princípios técnicos do treinamento corpóreo. A criação de repertórios de matrizes corporais, vocais, e sensoriais e em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena.

06/02

20h30

Ação Artística: “Boleratto – Concerto Erudito” com Abel Saavedra

Local: Lume Teatro

“Boleratto, Concerto Erudito” é um espetáculo cômico, de linguagem clownesca, onde, recriando os ambientes suntuosos dos teatros, tentamos  aproximar o público dos gêneros musicais clássicos eruditos. Assim, para recriar estes majestosos cenários, o espaço cênico é projetado com uma elegante cenografia em vermelho e dourado, com cortinas de veludo, compridos tapetes no chão, um charmoso biombo, cadeiras graciosamente vestidas com capas em veludo, microfones, estantes para  partituras, os instrumentos dos músicos que executarão o concerto, e um pódio vestido com uma capa vermelha e franjinhas realçando a circunferência. Arrumando e acomodando instrumentos e partituras, o personagem lembra-se das vezes que  cantava algumas estrofes musicais tentando cativar alguma donzela solitária, assim  alimentando o seu sonho de um dia se tornar artista. Pouco a pouco, vai brincando com as  diferentes manifestações do gênero musical bolero, desenvolvendo uma maneira original de  criar e escrever as suas criações.

7/02

20h30 Ação artística: “4 5 4 3…Um passo por vez”, com Cynthia Margareth

Local: Lume Teatro

No caminho em direção ao abismo da cena, Cynthia Margareth se desmonta em camadas, dando a ver a origem de seus procedimentos como produtora; enquanto se desnuda, revela que seu ofício está profundamente ancorado na menina que foi, na mãe que é, na mulher que se lança. Seu fazer se baseia na sua capacidade de articulação de pessoas, ideias, sonhos e experiências vividas, que se transformam em saber, método e ação. Mas também e muito na crença de que a vida deve ser celebrada e vivida a cada conquista, a cada aniversário, a cada engano, na intensidade e na confiança da queda.

7/02

21h30 Festa Terra Lume

Local: Até Mais Tarde Bar

17/02

20h30

Ação Artística: “Serestando Mulheres”, com Ana Cristina Colla

Local: Lume Teatro
Espetáculo solo da atriz Ana Cristina Colla, que revela o universo feminino em diversas personagens. Em sua busca por “ser-estar” na cena, a atriz Ana Cristina Colla, ao longo de seus anos de pesquisa junto ao Lume, visitou pessoas, cidades, mestres, recantos. Entre encontros e confrontos, foi depurando seu fazer teatral, passando pela mímesis das corporeidades, a dança pessoal, visitando o butoh, como portas para a própria singularidade. “SerEstando Mulheres” é uma história “dançada” pela atriz, sobre si mesma e sobre outras mulheres. 

18/02

20h30

Ação Artística: Exibição da Vídeo-Aula “O que é a palhaçaria Sagrada?” por Naomi Silman e Alessandro Poeta

Local: Lume Teatro

Link para a vídeo-aula:
https://www.youtube.com/watch?v=QYr9CV2S7l0

A proposta da videoaula é trazer de forma lúdica uma introdução sobre os princípios, práticas e tradições dos fazedores do riso em outras culturas e povos originários não ocidentais e como sua visão de comicidade tem afetado novas maneiras de trabalhar a formação, o ofício e a criação dos palhaços ocidentais. O conteúdo da aula se baseia na ampla experiência da ministrante Naomi Silman – palhaça há 27 anos e atriz-pesquisadora colaboradora do LUME Teatro – que atua, dirige e também trabalha na formação de palhaços no Brasil e ao redor do mundo.  O roteiro, filmagem e edição foram criadas em colaboração com o vídeo-maker do Lume Teatro Alessandro Poeta Soave, na tentativa de achar uma forma palhacística para contar a história dessa figura arquetípica do riso. Essa vídeoaula foi contemplada pelo edital Proac Expresso Direto no. 39/2021.

20/02

20h30

Ação artística: “Cabaré Efêmero” com Ricardo Puccetti

Local: Lume Teatro

Após experiência de mais de 30 anos como palhaço, Ricardo Puccetti resolveu se colocar no desafio absoluto de criar, com o público, um espetáculo totalmente baseado na livre improvisação. O palhaço, com seu corpo que brinca e sua mente ao avesso, é como uma panela cheia de pipocas. Em um ambiente cheio de objetos, idéias e provocações, o palhaço Teotônio (Ricardo Puccetti) improvisa e se coloca em risco, trazendo a platéia para o seu mundo caótico e improvável. Cabaré Efêmero é o ofício do palhaço radicalizado à sua potência máxima: o humano que brota do diálogo vida a vida, a comunhão do riso e do estar juntos como o território a ser buscado. Estreou em 2016, e já se apresentou em diversas cidades do Brasil e no exterior na Espanha, Portugal, Escócia, Itália e Colômbia.

23/02

20h30

Ação Artística: “Violetas em Desmontagem” com Mayra Montenegro

Local: Lume Teatro

Violetas em Desmontagem é uma palestra-espetáculo artística, pedagógica e política que revela o processo de criação do espetáculo Violetas (2016). Dirigido por Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro) e criado através da metodologia da Mímesis Corpórea, Violetas foi criado em homenagem à dona Wilma, avó materna da atriz Mayra Montenegro, que tinha o sonho de ter sido artista, mas nunca pôde realizá-lo. Com a Desmontagem, quer mergulhar mais fundo e trazer à tona as entrelinhas e subtextos do processo de criação, revelando dores e lutas que não foram expressas verbalmente no espetáculo. Também como um ato político, a desmontagem pretende tornar visível e audível o tema da violência sexual, que ainda é tabu na sociedade.

24/02

20h30

“Prisão para a Liberdade” com Carlos Simioni

Local: Lume Teatro

Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas. Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

28/02

20h30
Festa Terra Lume

Local: Até Mais Tarde Bar

29/02

20h30

Ação Artística: “La Scarpetta” com Ricardo Puccetti

Local: Lume Teatro

O palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau prá toda a obra”, apresenta seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação. Teve sua estreia oficial em 1997, e já se apresentou tanto em palcos convencionais como também em ruas, praças e picadeiros de circo, passando por diversas cidades do Brasil e ainda na Itália, Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Colômbia e Luxemburgo.