Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informaram que ele pretende prejudicar o governo Lula caso a Justiça continue investigando deputados acusados de crimes na tentativa de golpe de Estado e na quebradeira na Praça dos Três Poderes no 08 de janeiro de 2023. Os aliados afirmam que a busca e apreensão nos endereços do deputado federal de extrema direita e bolsonarista Carlos Jordy (PL) poderá “influenciar” nas negociações sobre a desoneração tributária. A informação foi divulgada pela jornalista Letícia Casado em sua coluna no UOL.
“Interlocutores do presidente da Câmara dizem que a operação vai pesar na mesa de discussão — ainda que o ministro da Fazenda e a pauta econômica não tenham relação direta com questões jurídico-políticas”, diz a jornalista sobre a insatisfação de Lira com a investigação contra os acusados pelos crimes.
Além disso, a jornalista relatou que a 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18), que teve como alvo o deputado Carlos Jordy pode “piorar a relação entre o Congresso (Leia Artur Lira) e o governo”.