O Carnaval de Campinas 2024 terá novos blocos de rua fazendo sua estreia e a participação total de 55 blocos que se inscreveram na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O primeiro dia de desfile dos blocos de rua está programado para o Pré-Carnaval, no dia 27 de janeiro, o último sábado deste mês. A pasta divulgará em breve mais detalhes sobre datas, horários, itinerários e a relação de blocos que vão desfilar.
A Prefeitura concluiu as inscrições dos blocos interessados em participar do Carnaval de Blocos de Rua de Campinas 2023 no dia 30 de dezembro. Foram 59 inscritos inicialmente. A etapa atual do planejamento das ações está sendo feita com os vários órgãos públicos para garantir a infraestrutura, a segurança pública, condições sanitárias, limpeza urbana e monitoramento de trânsito durante todo o evento.
Entre os destaques do Carnaval deste ano estão o inédito Bloco do Mamaço, no Parque Taquaral, e o bloco de marchinhas e sambas tradicionais organizado pela comunidade de uma Igreja Católica da Vila Georgina, em Campinas.
De acordo com o diretor municipal de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, também chama a atenção uma presença de um maior número de blocos no Distrito do Ouro Verde em relação ao ano passado. “Mostrando que a folia estará mais espalhada e descentralizada em toda a cidade”, avalia Rapassi.
Segundo o diretor de Cultura, uma característica que se percebe no Carnaval deste ano pelas inscrições é que se estabilizou o número de blocos. “Vemos que há uma possibilidade de que a gente invista em uma maior qualidade da folia e não no crescimento do tamanho dos blocos de Carnaval”, completa.
Entre os principais blocos inscritos, destacam-se alguns bem conhecidos do público, como os tradicionais “Jegue Gerso”, “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e o “Cupinzeiro”. Há também blocos novos, como o “Carna DIC”, “Toada”, “Bicuda” e os da região do bairro Nova Europa. Para as crianças, as opções são, por exemplo, o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Urbanismo, Cimcamp, Emdec, Setec, Samu, Sanasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária na realização do carnaval de Campinas. (Com informações de divulgação)