(foto maria lúsia pbh – divulgação)

Extensa pesquisa realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha mostrou que a cultura é fonte de bem-estar para os brasileiros e ajuda no enfrentamento e prevenção de questões de saúde mental. Para 54% dos brasileiros, a cultura é a atividade que mais proporciona bem-estar, seguida por outras atividades de lazer (parques, igrejas, praia, passeios) e de atividades físicas e esportivas, ambas com 19% das respostas. 3% mencionaram séries e novelas e 9% não souberam informar.

Vale lembrar que a Cultura foi atacada de forma continuada em diversas frentes durante o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL) e por grupos de fascistas que apoiavam o governo extremista. Além da extinção do Ministério da Cultura, o governo Bolsonaro incentivo o ataque a leis de fomento como a Lei Rouanet, ataque e interferência em diversos órgãos como o Iphan e outros. Em um período de quatro anos do governo Bolsonaro, o Brasil registrou 281 casos de censura e desmonte institucional do setor cultural promovido pelo governo fascista.

Apesar de todo esse pesadelo cultural durante esse período da política brasileira, a cultura volta a ganhar força com o governo Lula. E a pesquisa da Fundação Itaú/Datafolha mostra que, dos 54% dos brasileiros que veem bem-estar na cultura, 18% dizem que o cinema é a atividade preferida para se sentir bem, seguida por assistir a shows e festivais de música (15%) e ir ao teatro (12%). Ouvir música e dançar ficaram com 9% das menções e ir a museus somou 4% das menções, mesmo índice para atividades genéricas de cultura. A leitura foi apontada por 3%.

A pesquisa entrevistou homens e mulheres, com idades entre 16 e 65 anos, integrantes de todas as classes econômicas. A abrangência foi nacional, com expansão nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, e as respostas foram coletadas entre os dias 01 e 28 de setembro de 2023. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja pesquisa alguns detalhes aqui.