Em nota, a Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp) lamentou a morte da professora da Unicamp Maria Filomena de Gouveia Vilela. A Anvisa e o Conselho de Saúde de Campinas também lamentaram a morte da professora.
Nota da ADunicamp
É com profundo pesar que a ADunicamp recebe a notícia do falecimento de Maria Filomena de Gouveia Vilela, nossa querida Mena, professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FENF), associada à entidade e com ativa participação no Conselho de Representantes da ADunicamp.
Mena dedicou sua vida à saúde coletiva e a defesa do Sistema Único de Saúde. Além de docente, Mena foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas (SP); Membro da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Membro da Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da ABRASCO; e foi Conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Campinas.
O velório se dará ainda neste domingo 28/01, das 13h às 16h, no cemitério dos Amarais, em Campinas-SP. A ADunicamp deixa aqui suas condolências aos familiares, colegas, alunos e amigos da professora Mena!
Nota do Conselho Municipal de Saúde de Campinas:
É com muito pesar que o Conselho Municipal de Saúde informa o falecimento de uma de suas membras, Maria Filomena Gouveia Vilela, a nossa querida e inesquecível Mena.
Mena tem um riquíssimo currículo: Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2005); Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (1999). Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1982). Docente da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, área de Saúde Coletiva, no período de 2014 a 2023. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e Gestão em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Exerceu a função de diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas (SP); Exerceu a função de Coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste. Membra da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Membra do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da ABRASCO. Foi apoiadora do Cosems de SP (Conselho dos Secretários de Saúde Municipal) por várias vezes.
Entretanto o seu currículo é insuficiente para medir a dimensão de sua vida, especialmente para a Saúde Coletiva do Estado de São Paulo, do Brasil, mas especialmente de Campinas.
Sua larga experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, Gestão, Atenção Básica e Educação em Saúde foi, com certeza, uma das responsáveis por construir e impulsionar o SUS de Campinas, que apesar das suas deficiências, é um dos melhores do Brasil. Contribuiu com a construção do SUS também como professora na universidade de Campinas e fora dela, participando de cursos na Secretaria de Saúde local, no Estado de São Paulo e no Brasil. Não podemos esquecer que o SUS Campineiro já foi referência nacional, e, não por coincidência, nos momentos em que Mena e outros e outras faziam parte de sua direção.
Mena, incansavelmente, continuava lutando pela construção de um SUS vivo, acolhedor, humanizado agora como Conselheira Municipal.
Mena, além de especialista em SUS e Saúde Pública, era especialista em gente. Era e é uma grande poetisa. Podemos afirmar que o SUS Campinas foi embalado pela seus momentos de luta, quando se transformava em furacão, e pela suavidade dos seus versos, que cantava à vida, à paz e a um futuro feliz para todos. Nesse momento era brisa.
Mena, é com muita saudades e orgulho que o Conselho Municipal de Saúde de Campinas despede-se de você, sabendo-a eterna na nossa história. Mena Presente
Nota da Anvisa
Anvisa lamenta profundamente o falecimento de Maria Filomena Gouveira. Mena, como era mais conhecida, contribuiu de forma inestimável para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Mena faleceu na noite de ontem (27/1).
Ela era professora da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. Foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município de Campinas e integrava o Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde atuou incansavelmente na organização científica dos Simpósios Brasileiros de Vigilância Sanitária (Simbravisas).
Além de suas significativas contribuições acadêmicas e profissionais, Mena era uma pessoa sensível e poeta, expressando todo seu amor pela vida e pelas pessoas através de poemas publicados no seu livro “Outras Essências e Aquarelas”.
A Anvisa reconhece a importância de sua trajetória, acolhe o seu legado e presta solidariedade à família, amigos e colegas.
Que sua vida nos inspire na luta pela proteção e promoção da saúde, por uma vigilância forte e pelo cultivo da solidariedade e amor ao próximo.