O número de bolsonaristas extremistas condenados pelos ataques de 8 de janeiro deve fechar o ano em 60 condenações. O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 15 de dezembro o julgamento de mais 30 ações penais que têm como alvo pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas. Até agora, o STF já condenou 30 criminosos bolsonaristas.
Todos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como associação criminosa, dano qualificado, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.
Os julgamentos relativos aos atos golpistas têm sido realizados no plenário virtual, em que os votos são registrados de forma remota, dentro de um prazo, e não há deliberação entre os ministros.
Entre as muitas provas apresentadas pela PGR, algumas são explícitas, produzidas pelos próprios envolvidos, como mensagens, fotos e vídeos publicados nas redes sociais. Há também registros internos de câmeras do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF e provas com base em vestígios de DNA encontrados nesses locais, além de depoimentos de testemunhas.
As penas para os cinco réus, todos presos no Palácio do Planalto, variam de 13 anos e seis meses anos a 17 anos de prisão. Além disso, tem a responsabilidade solidária de cobrirem os prejuízos causados pela depredação, estimados em no mínimo R$ 30 milhões. (Com informações da Agência Brasil e STF)
Algum financiador? Algum insuflador? Algum da quadrilha do execrável inominável? Não? Foi o que pensei. Lástima de país.