Ícone do site CartaCampinas

Peça-feitiço brinca com o realismo mágico e traz elementos da dança com música ao vivo

(foto enrick ananias – divulgação)

Partindo de questões universais e abordando temas relacionados à família, afeto, alimento e territorialidade, estreia na Fazenda Roseira, o espetáculo teatral Réceita, que segue em cartaz todos os finais de semana seguintes em espaços como Casa de Cultura Tainã, Acampamento Marielle Vive! (Valinhos) e Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo (confira serviço).

A peça narra o reencontro de Leo y Aztlan – ‘hermanes’ gêmeas que estão separadas há muito tempo devido a uma situação emblemática envolvendo sua mãe. Em ocasião do reencontro, é tradição preparar uma canjica, um feitiço. A canjica (neste caso, uma espécie de curau de milho verde) é preparada em cena e servida para todo o público. Território, afeto, e memória são seus ingredientes. A linguagem da peça-feitiço brinca com o realismo mágico e traz elementos da dança, com música ao vivo.

A direção é de Rauwl da Rua, artista negro campineiro em sua primeira direção. O elenco é formado por Eva Maria dos Santos, Gabriel Pestana, Jota Guerreiro Vilar e ODASILVA. A cena conta com trilha sonora ao vivo executada pelo músico Leo Cappi. A preparação vocal é de Marcelo Onofri e o cenário é de Julio Docsjar.

O projeto teve início em 2021, quando a peça Réceita, dramaturgia autoral do artista campineiro transmasculino Jota Guerreiro Vilar, foi publicada pela editora Urutau, através do Concurso Nova Dramaturgia Campineira. Após a publicação do livro, o autor reuniu jovens companheiros de trabalho para a montagem do espetáculo inédito: a equipe é massivamente formada por jovens LGBTs, em sua maioria alunos egressos do Instituto de Artes da Unicamp.

A entrada para todos os dias é gratuita (reserva de ingressos pelo Sympla) e algumas sessões contarão com acessibilidade em Libras e Audiodescrição. A montagem e circulação deste espetáculo contam com o incentivo do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas e do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo 47/2022.

Oficinas

O projeto irá oferecer oficinas gratuitas em diversos espaços da cidade. Os atores do grupo irão ministrar a oficina de “Teatro e Dramaturgia”, na Casa de Cultura Fazenda Roseira e no Espaço Téspis. O Acampamento Marielle Vive! receberá uma Oficina de Teatro e uma Oficina de Audiodescrição. A Casa de Cultura Tainã receberá uma Oficina de Produção Cultural Para Jovens (ver serviço). (Com informações de divulgação)

Serviço

Réceita – Temporada de estreia

De 24/11 a 17/12

Campinas-SP

Entrada Gratuita

Retirada de Ingressos pelo Sympla

Casa de Cultura Fazenda Roseira

24/11 SEX 19h

25/11 SÁB 19h

26/11 DOM 18h

R. Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda, Campinas – SP

Casa de Cultura Tainã

1/12 SEX 19h

2/12 SAB 19h

3/12 DOM 18h

R. Inhambu, 645 – Vila Padre Manoel de Nobrega, Campinas – SP

Acampamento do MST Marielle Vive!

8/12 SEX 15h

9/12 SÁB 20h

Centro Cultural Casarão

16/12 SÁB 20h

17/12 DOM 19h

R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato – Barão Geraldo, Campinas – SP

Oficinas Gratuitas oferecidas pelo projeto:

22/11 – 14h às 17h

Oficina de Prática Teatral e Dramaturgia

Com Rauwl da Rua e Jota Guerreiro Vilar

Casa de Cultura Fazenda Roseira

30/11 – 14h às 17h

Oficina de Produção Cultural e Formação de Redes

Com Marina Franco

Casa de Cultura Tainã

09/12 – 9h às 12h

Oficina de Audiodescrição

Com Verena Teixeira

Acampamento Marielle Vive!

10/12 – 9h às 12h

Oficina de Prática Teatral e Dramaturgia

Com Rauwl da Rua e Jota Guerreiro Vilar

Acampamento Marielle Vive!

11/12 – 14h às 17h

Oficina de Prática Teatral e Dramaturgia

Com Rauwl da Rua e Jota Guerreiro Vilar

Espaço Téspis

Informações e inscrições oficinas: 19 9 98745101 (whatsapp)

Sair da versão mobile