Da RBA – O ultradireitista Javier Milei foi eleito neste domingo (19) presidente da Argentina. O candidado do partido La Libertad Avanza derrotou Sergio Massa, do Unión por la Patria, atual ministro da Economia do atual governo de Alberto Fernández. Os números finais ainda não foram divulgados, mas às 20h31 as autoridades eleitorais confirmaram a vitória de Milei.
Minutos antes do anúncio oficial, Sergio Massa já havia reconhecido a derrota. Em discurso em seu comitê central realizado por volta das 20h10, ele disse ter ligado para Milei a fim de parabenizá-lo pela vitória. “Entrei em contato com Javier Milei para parabenizá-lo, porque é o presidente eleito pela maioria dos argentinos”.
Os primeiros números saíram minutos antes da confirmação, com Milei somando 55,95% dos votos contra 44,04 de Sergio Massa. As urnas ficaram abertas para os eleitores das 8h até as 18h deste domingo (19) em um cenário de imprevisibilidade de resultados. Por volta das 19h45, quando as apurações ainda estavam em andamento, começaram a aparecer os primeiros sinais de vitória do extremista. Ao todo, 76% dos argentinos votaram neste segundo turno. No primeiro, foram 77,6%.
Votação no exterior
Fora da Argentina, cerca de 368.034 estavam aptos a votar. A votação de argentinos no exterior não é obrigatória. Na Espanha, segundo maior colégio eleitoral argentino fora do país com 85.388 eleitores, Javier Milei venceu com 7.765 votos (69%) contra 3.451 votos (31%) de Sergio Massa. Milei também venceu na Itália, Alemanha, e Áustria. Massa ganhou na França e na Suécia. Os Estados Unidos têm 90.382 argentinos aptos a votar. No Brasil, terceiro país com o maior número de eleitores argentinos no exterior, são pouco mais de 20 mil. (Da RBA)