A ministra do Planejamento, Simone Tebet, aparece em vídeo desmentindo uma grande fake news produzida pelo Estadão contra o presidente Lula (PT) e a favor do candidato de extrema direita nas eleições da Argentina. Veja vídeo abaixo.

A Secretaria de Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom) também divulgou uma nota em que desmente uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, assinada por Vera Rosa, sobre um empréstimo à Argentina, que nada tem a ver com o Brasil, inclusive não é dinheiro do Brasil e o dinheiro seria emprestado mesmo que o Brasil votasse contra. É um absurdo.

Segundo a matéria fantasiosa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria atuado diretamente para emprestar US$ 1 bilhão aos argentinos com o objetivo de ajudar o ministro da Economia e candidato peronista à presidência, Sergio Massa, e impedir a vitória do extremista de direita e lunático Javier Milei. “A decisão de empréstimo de US$ 1 bi do CAF à Argentina foi tomada pela diretoria do banco, composta por países membros, e NÃO teve interferência do presidente Lula. Verifique os fatos e espalhe a verdade”, publicou também o assessor da presidência, George Marques no Twitter X.