(foto gilda de moraes rocha – div – acervo)

Em São Paulo – O Museu Casa Mário de Andrade inaugura uma semana de atividades em celebração ao aniversário do escritor brasileiro que dá nome ao museu e que em 2023 completa 130 anos. A “Semana Mário em Foco” está programada para os dias 17, 18, 19 e 21 de outubro com rodas de conversa ministradas por pesquisadores da obra de Mário de Andrade, além de um passeio pelo centro de São Paulo. Para participar das atividades é necessário se inscrever nos links disponíveis no final do texto.

A Semana Mário em Foco inicia no dia 17 de outubro, a partir das 19h, com abertura de Marcelo Tápia, seguida da atividade “Mário de Andrade, 130 anos”, ministrada por Gênese Andrade, doutora em Literatura Hispano-Americana pela USP e pós-doutora em Literatura Comparada pela Unicamp, com vasta pesquisa sobre o movimento modernista e seus expoentes.

O bate-papo traz um panorama da atuação de Mário de Andrade, sobretudo como escritor e crítico de arte, além da relação com os vanguardistas brasileiros e hispano-americanos. Destaca também o quanto dos seus trabalhos permanecem atuais, mais de um século depois de seu nascimento e da realização da Semana de Arte Moderna de 1922.

No dia 18 de outubro, das 19h às 21h, acontece a roda de conversa “Literatura, raça e classe em Mário de Andrade”, com a participação de pesquisadores especializados pela USP: Petrônio Domingues, mestre e doutor em História; Angela Grillo, doutora e mestre em Letras pelo programa de Literatura Brasileira; e Pedro Fragelli, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Aqui, o debate é mediado por Irlani Carvalho, educadora no museu Casa Mário de Andrade, filósofa pela Unifesp, especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFABC e pós-graduanda em “As Áfricas e suas Diásporas” pela Unifesp. A atividade ocorre em torno das questões de raça e classe que permearam a vida, a atuação intelectual e a produção literária do escritor, em sua obra poética e na ópera Café.

A fim de destacar a atuação do modernista como gestor público municipal de São Paulo, no dia 19, das 19h às 21h, o bate-papo “Mário de Andrade, gestor cultural” conta com Vera Lúcia Cardim de Siqueira, mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP; Rafael Vitor Barbosa Souza, historiador pela USP e atual coordenador do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo; e Valquíria Maroti Carozze, mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Encerrando a 1ª edição da Semana Mário em Foco, no dia 21, das 10h às 13h, o museu realiza o encontro peripatético “Roteiro lírico pelo Centro: Mário de Andrade, escritor de São Paulo”, comandado pela guia de Turismo Regional de São Paulo, Tereza Cristina Ferreira Batista.

Organizado por Viviane Aguiar e Marcelo Tápia, coordenadora do Centro de Pesquisa e Referência e diretor do Museu Casa Mário de Andrade, respectivamente, o evento pretende retomar as diversas atuações do modernista, que, além de escritor, foi o primeiro secretário de Cultura do Brasil.(Com informações de divulgação)

Serviço

Semana Mário em Foco 

Inscrição para as atividades on-line disponível neste link

Prazo 18/10 – 300 vagas

Inscrição para o Encontro Peripatético disponível neste link

Prazo: 20/10 – 40 vagas

Programa:

Terça-feira, 17 de outubro, das 19h às 21h

Abertura: Marcelo Tápia

Palestra: “Mário de Andrade, 130 anos”

Com Gênese Andrade

Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom

Quarta-feira, 18 de outubro, das 19h às 21h

Mesa-redonda: “Literatura, raça e classe em Mário de Andrade”

Com Petrônio Domingues, Angela Grillo e Pedro Fragelli

Mediação: Irlani Carvalho

Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom

Quinta-feira, 19 de outubro, das 19h às 21h

Mesa-redonda: “Mário de Andrade, gestor cultural”

Com Vera Lúcia Cardim de Cerqueira, Rafael Vitor Barbosa Sousa e Valquíria Maroti Carozze

Mediação: Fernanda Lé

Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom.

Sábado, 21 de outubro, das 10h às 13h (presencial)

Encontro peripatético: “Roteiro lírico pelo Centro: Mário de Andrade, escritor de São Paulo”

Com Tereza Cristina Ferreira Batista

Atividade presencial, com ponto de encontro na Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP