(foto tiggaz – div)

Em São Paulo – O espetáculo Quando o Discurso Autoriza a Barbárie, com a Companhia de Teatro Heliópolis, reestreia na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (sede do grupo) para uma curta temporada, entre os dias 19 e 29 de outubro. As sessões são gratuitas, sempre às quintas, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

Com encenação de Miguel Rocha, a montagem coloca em cena fragmentos de períodos históricos do Brasil que elucidam as barbáries praticadas pelo Estado, “justificadas” e naturalizadas pelo discurso político nas mais diferentes esferas públicas e que continuam sendo direcionadas aos mesmos corpos.

O espetáculo é resultado de pesquisa da Companhia de Teatro Heliópolis sobre como o Estado brasileiro, há mais de cinco séculos, desde o início da colonização portuguesa até o atual cenário político-social, vem autorizando a barbárie e seus atravessamentos, justificando privilégios, hierarquias e opressões. A Companhia compreende que investigar as origens da violência social implica compreender como a história se repete: primeiro, como tragédia; depois, como farsa, conforme Karl Marx já assinalara.

O desafio de construir uma dramaturgia sem o texto traz uma abordagem nova para essa reflexão. Enquanto criadores, os integrantes da companhia aprofundam na linguagem do corpo, constroem partituras com ações corporais e jogo relacional que potencializa a simbologia da violência, considerando que apenas a palavra pode já não ser elemento suficiente para expor o discurso de forma contundente. (Com informações de divulgação)

Serviço

Espetáculo: Quando o Discurso Autoriza a Barbárie

Com: Companhia de Teatro Heliópolis

Temporada: 19 a 29 de outubro de 2023

Horários: quintas, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

Ingressos: Gratuitos – Retirar 1h antes das sessões.

Reservas online: www.sympla.com.br

Duração: 90 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Experimental.