Em vídeo, o deputado Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro foi flagrado comprando alimentos orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos. O deputado é um dos maiores defensores do uso de agrotóxicos na produção de alimentos. Salles é o relator da CPI do MST, comissão criada que buscou criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que é o maior produtor e defensor dos alimentos sem agrotóxicos.
Quando ministro, Salles defendeu a aceleração dos processos de licenciamento ambiental e de liberação de agrotóxicos no país, inclusive agrotóxicos proibidos em outros países.
Durante o governo de extrema direita de Bolsonaro, em que Salles só foi afastado após escândalo de corrupção com tráfico de madeiras, foram liberados 2.182 agrotóxicos entre 2019 e 2022, o maior número de registros para uma gestão presidencial, segundo dados da Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA) do Ministério da Agricultura.
Alguns dos agrotóxicos liberados são proibidos em outros países por risco de provocar câncer e outras doenças. Veja vídeo: