Na audiência pública sobre o PIDS, um megaprojeto de urbanização da área de Barão Geraldo, no entorno da Unicamp, em Campinas (SP), realizada no sábado 26 de agosto, o professor Wagner Romão afirmou que o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) da Unicamp foi cooptado pelo projeto da Prefeitura, denominado de PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável).
Ele deixou claro que não existe qualquer relação entre o PIDS e o HIDS. Fica claro na fala de Romão que a Prefeitura de Campinas usou nomes parecidos para passar um grande projeto expansão imobiliária na cidade. Romão lembrou que os principais financiadores do atual prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) são do ramo imobiliário e que existem em Campinas 54 mil imóveis residenciais vazios. “Não há nenhuma justificativa plausível para que o projeto de desenvolvimento tecnológico da Unicamp e do Brasil esteja a serviço da especulação imobiliária”, afirmou Romão. Veja vídeo:
Manutenção de privilégios: reitoria da Unicamp propõe implantação de ponto eletrônico somente para parte de servidores técnicos, o restante não precisará apontar horas
Gostaria de dar algumas informações: a nova proposta da implantação do ponto eletrônico da reitoria da Unicamp DISPENSA o apontamento de horas pelos professores e gestores técnicos de níveis mais altos, o que acho um ABSURDO, visto que todos tem que cumprir a jornada de trabalho. A carga horária dos docentes está até no estatuto da Unicamp, artigos 101 e 107 (https://www.pg.unicamp.br/legislacao > https://www.sg.unicamp.br/download/documentos/d2cfb229abdfa931b53833d9467ea5ec).
Além disso, liberaram alguns dos gestores técnico-administrativos injustificavelmente do apontamento de horas, visto que também devem cumprir a carga horária da legislação e contrato de trabalho mesmo tendo cargos de gestores.
Eu achava que o serviço público deveria zelar pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Não vi isso nesta proposta.
É curioso notar que o grupo de trabalho que propôs a dispensa a estes grupos é composto justamente pelas mesmas pessoas que serão dispensadas do apontamento de horas!!! (https://www.sg.unicamp.br/cad/sessoes?ano=2023&tipo=ordinaria&numero=392 [item 01] > https://downloads.sg.unicamp.br/?t=0201f60a6a2e2ea209b37534321d2605&f=d60bdc9b5635d4a6a8e3861464cfe9d7)
Vai haver uma reunião do conselho administrativo (CAD) no dia 05 de setembro, para aprovar o referido texto. Até o momento entende-se que será aprovado sem ressalvas, pois o colegiado que irá aprovar será o mesmo que se beneficiará com a aprovação. Ou todos batem ponto, ou ninguém bate!!!