(foto karina couto – div)

O espetáculo “aTERRAr – E se deixássemos de ser Humanos?”, que será apresentado nos dias 01 e 02 de setembro (sexta e sábado), às 20h, no CIS Guanabara, com entrada gratuita, tematiza a atividade humana sobre o planeta Terra, seus impactos no clima, biodiversidade e sociedade já é reconhecida por diversos pensadores e cientistas como uma nova época geológica, chamada de Antropoceno. Com o objetivo de levar esta informação científica para além do meio acadêmico e do círculo de ambientalistas, as artistas da dança Cláudia Millás e Érica Tessarolo criaram um espetáculo em multilinguagens (vídeo, música, fotografia e dança).

A peça convoca o público a um pensamento crítico e a urgente necessidade de agir para a construção de outros mundos. O processo criativo de aTERRAr se deu a partir do diálogo fluido e criativo entre a performer e criadora Cláudia Millás, a diretora Érica Tessarolo, o compositor da trilha sonora Daniel Dias e o artista de vídeo Lucas Reitano. A dramaturgia que remete à uma palestra, combina as informações objetivas/científicas sobre o Antropoceno com as poéticas corporal, sonora e imagética que se sobrepõem em cena.

O texto dramatúrgico do trabalho foi escrito por Cláudia Millás, a partir da revisão técnica dos estudos mais recentes publicados por pesquisadores das mais diversas áreas sobre o tema, e que faz parte do seu projeto de Pós-Doutorado “aTERRAr: criações artivistas no Antropoceno”, que desenvolve no LUME UNICAMP. A intenção de Cláudia com a dramaturgia deste espetáculo é evocar a necessidade urgente de mudanças na forma como a humanidade se relaciona com o planeta, assim como uma das obras de referência do processo criativo, o livro “O decênio decisivo – propostas para uma política de sobrevivência” (Editora Elefante), recentemente lançado pelo professor aposentado da Unicamp e pesquisador, Luiz Marques.

“Assim como no último livro de Luiz Marques, buscamos despertar no público consciência e lucidez frente à emergência ambiental e climática que estamos vivendo. No livro, Luiz Marques afirma que essa década é decisiva para tentarmos reverter situações em relação ao clima, biodiversidade, entrada de novos poluentes e isso já impacta diretamente nossas vidas. Por isso, a importância e urgência de tomarmos medidas não somente para agora, mas mudanças que vão ficar por milhares de anos no planeta. Não dá para deixar para depois.”, enfatiza Cláudia Millás. (com informações de divulgação)

Serviço:

aTERRAr – E se deixássemos de ser Humanos?

Espetáculo com Cláudia Millás e direção de Érica Tessarolo. Trilha sonora de Daniel Dias e videografia de Lucas Reitano. Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre.

01 e 02/09/2023 (sexta e sábado) às 20h no CIS Guanabara –