(foto gov.sp)

.Por Roberto Ravagnani.

Mais uma vez é importante trazer este tema, pois com muita frequência vejo matérias de jornais, publicações nas redes sociais falando de Voluntariado, mas no corpo da matéria só se fala de doação de dinheiro ou produtos.

Vamos ao conceito, segundo o dicionário Michaelis:

Voluntariado – vo·lun·ta·ri·a·do – 1 Qualidade ou condição de pessoa que ingressa nas forças armadas para prestar serviço voluntário. 2 O serviço dos voluntários. 3 A classe dos voluntários. 4 Conjunto de pessoas que desenvolvem trabalho, geralmente social, por vontade própria, sem remuneração.

Doação – do·a·ção – 1 Ato, efeito ou processo de doar algo a alguém. 2 Aquilo que se doa (objeto, bem, benefício etc.); 3 Contrato de transferência de bens e/ou vantagens de um patrimônio que um doador assina em favor de um donatário. 4 Documento que legaliza esta doação.

Óbvio que sei que posso DOAR tempo e conhecimento, mas quero aqui separar estas duas ações, não somente por semântica, mas por ação real e para que não caia tudo em uma vala comum e se acabe generalizando a doação de produtos, alimentos e dinheiro como uma ação voluntária.

Na minha concepção e dos mais “puristas”, o voluntariado, vem sempre acompanhando de um verbo de ação que indica o “fazer”, como ação, trabalho, serviço, atividade.

Não estou criticando ou dando mais valor para um ou para outro, simplesmente colocando-os em painéis diferentes, não para efeito de estudo, que podem ser compartilhados, mas para efeito público, deixando claro para a sociedade o que é um e o que é outro.

Vamos lá mais uma vez, doação, trata-se de doar produtos, roupas, alimentos e dinheiro, tudo muito bem-vindo e fundamental a organizações e pessoas em situação de vulnerabilidade. Tão importante que compartilho aqui o site https://diadedoar.org.br.

Trabalho Voluntário, trata-se de colocar à disposição do próximo ou de organizações sociais o seu tempo e/ou conhecimento, onde existe uma ação definida e exige um movimento, em muitas vezes físico, para que isto aconteça. Conheça mais em www.vol.org.br

Toda essa “ladainha” (para conhecer- Ladainha = Falação interminável, aborrecida, feita por quem insiste em repetir suas ideias; lenga-lenga, cantilena, arenga), para que possamos nos colocar quando executamos uma das duas modalidades e para que as pessoas tenham consciência do que implica uma e a outra atividade.