Categories: Geral

Brasil teve 495 feminicídios em 2022 e governo federal busca ampliar Casa da Mulher

(foto marcelo camargo – ag brasil)

Agência Brasil -A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2.400 casos registrados, sendo que quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu apenas por ser mulher. Os dados são da Rede de Observatórios da Segurança (Foram 495 mulheres mortas).

Formas de salvar as vidas e de acolher essas mulheres estão sendo debatidas nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) no 1° Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira, em Brasília.

A Casa presta atendimento humanizado e integrado às mulheres vítimas de violência. São oferecidos, por exemplo, serviços de acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; acesso à Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

No encontro são trocadas experiências sobre o trabalho realizado na Casa da Mulher e também atualizadas as diretrizes e protocolos de atendimento.

“Para que não tenhamos cada local com uma casa isolada, sozinha, nós precisamos ter uma linha de atendimento, uma linha da qualidade, da efetividade do resultado, enquanto uma política nacional que vai dar conta de respaldar a vida das mulheres e garantir segurança no atendimento”, explicou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

“Estamos falando de mulheres indígenas, negras, de periferia, quilombolas e ribeirinhas que estão em todos os lugares onde a violência também está muito presente. Então é muito importante essa adequação, esse olhar especial para essa diversidade. Não podemos mais pensar em uma casa com atendimento de forma padronizada”, disse a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara sobre a importância do acolhimento diferenciado.

O governo federal anunciou em março a construção de 40 novas Casas da Mulher. Na Bahia, serão quatro, com investimento de R$ 47 milhões, nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Irecê e Salvador, com previsão de serem inauguradas em outubro.

Já na Paraíba, serão construídas outras duas, uma em João Pessoa e outra em Patos, com investimentos de R$ 30 milhões.

As sete unidades em funcionamento estão localizadas em Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Boa Vista, São Luís e na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.(Por Renato Ribeiro – Ag Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Filma Campinas: cidade cria projeto piloto de incentivo às produções audiovisuais

Filmagem de "Descontrole" (foto firmino piton - pmc) Uma demanda histórica do setor audiovisual de…

11 hours ago

Documentário sobre Leci Brandão é lançado em Campinas com a participação da sambista

(foto divulgação) O documentário "Leci", produção que retrata a trajetória da cantora, compositora e ativista…

13 hours ago

Campinas ganha núcleo para acolhimento e orientação a vítimas de racismo e discriminação racial

(foto joão almeida - divulgação) Campinas passa a contar com um novo serviço de apoio…

14 hours ago

Cine Concerto transforma clássico de Kurosawa em experiência audiovisual ao ar livre

Fernando Sardo (foto miriam yayoi matsuda sardo - divulgação) O Jardim do Galpão do Sesc…

15 hours ago

Sem proposta, extrema direita usa xingamento e mentira para ludibriar eleitores

(imagem maura martins tv brasil) A vinda de Javier Milei, presidente da Argentina, na convenção…

21 hours ago

Haddad critica em Campinas fracasso do PIB de SP em relação ao crescimento do governo Lula

(imagem reprodução) A convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializou neste…

3 days ago