Categories: Geral

ADunicamp solta nota contra ataque da imprensa ao professor Marcio Pochmann, da Unicamp

Marcio Pochmann (imagem reprodução – fiocruz)

A Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp) soltou nota contra o ataque da imprensa (Globo, Folha, Estadão, Band e outros) contra o professor do Instituto de Economia da Unicamp, Marcio Pochmann. Os ataques foram motivados pela indicação do professor à Presidência do IBGE. Veja a nota completa:

ADunicamp apoia o professor Márcio Pochmann e protesta contra os ataques infundados

A ADunicamp protesta com veemência contra os ataques, claramente orquestrados, que têm sido disparados por jornalistas, inclusive com nomes de destaque da mídia corporativa, contra a nomeação do professor Márcio Pochmann, do Instituto de Economia da Unicamp, para o cargo de presidente do IBGE.

Os ataques têm sido feitos sem um mínimo de base técnica ou histórica, uma vez que o professor Pochmann tem uma carreira acadêmica brilhante e uma importante trajetória no exercício de cargos públicos, sem o menor indício ou suspeita de inconsistência ou desvio tendencioso em suas conclusões e decisões.

A atuação tecnicamente qualificada do professor Pochmann teve sempre uma clara posição de defesa de um projeto de país com desenvolvimento socioeconômico justo, voltado ao combate às desigualdades e ao protagonismo das classes trabalhadoras no debate das pautas progressistas. Posições, aliás, em consonância com algumas das principais correntes nacionais e mundiais de pensadores da economia social.

Os ataques, portanto, se revestem de claras tentativas de jogar máculas sobre a pessoa do professor, ocultando o que está verdadeiramente por trás: a tentativa de atacar as suas posições progressistas sobre a economia e a política.

A ADunicamp sempre defendeu e defende o debate amplo e aberto sobre questões políticas e sociais. Mas com a certeza de que as divergências e a posições antagônicas devem se manifestar com clareza, argumentos e transparência. E que não podem ser dissimuladas, como ocorre neste caso, por ataques ofensivos e inconsistentes.

Carta Campinas

Recent Posts

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

1 minute ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

14 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

16 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

17 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

22 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago