As constelações do amor conectam a programação do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini no o mês de junho. “Amores Celestes”, “O Céu e suas Histórias” e “Contos Lunares” são temas do astrônomo Júlio Lobo. As atrações começam na véspera do Dia dos Namorados, 11, seguem no dia 16 e 25, em diferentes horários (programação abaixo).
O astrônomo Júlio Lobo explica que esses temas são do projeto de sua autoria “Guardião das Memórias Estelares”. “Mitologias, lendas, histórias e causos são as vozes da Terra e do Universo. Tradições orais podem sobreviver por milhares de anos. Essas tradições serão compartilhadas com o público em diversos lugares. A ideia é que você, ao ouvir essas histórias, também se torne um Guardião das Memórias Estelares”, explica.
É o próprio Júlio Lobo que fará, no dia 11 de junho, um passeio por diferentes constelações mostrando como culturas e povos transportavam para o firmamento suas histórias de amor. A atividade vai relembrar “Os Amores Celestes eternizados em histórias e nas constelações”, diz.
No dia 16, será a vez do “O Céu e suas Histórias”, na qual o público poderá ter uma leitura do céu para reconhecimento das principais estrelas e constelações do Céu de Outono e, a olho nu e na área externa do prédio do Observatório serão contados curiosidades, lendas, histórias e causos – essa atividade depende das condições climáticas favoráveis. Ao telescópio serão observadas as estrelas Alfa do Centauro, Rubi Crucis e um aglomerado com milhares de Estrelas – Ômega do Centauro – também essa atividade depende das condições climáticas favoráveis.
Para fechar o mês, dia 25, haverá uma atividade especial: “O Que te Assombra – Contos Lunares e o Guardião das Memórias Estelares”. Júlio Lobo, o ‘contador de Histórias Celestes’, e Thiago de Souza, o ‘contador de Causos Assombrosos, do grupo “O que te Assombra”, vão fazer uma dobradinha em uma atividade. “Na área externa do prédio do Observatório farão um bate-papo sobre como, nas diferentes culturas e povos, a Lua era idolatrada, Cheia de Mistérios e sua relação com o Sobrenatural e a Licantropia”, adianta Júlio Lobo.
No mesmo dia, se as condições climáticas estiverem favoráveis, haverá observação da Lua pelo telescópio. Embora seja um objeto fácil de ser observado, devido sua proximidade ao nosso planeta, a lua será observada com filtros adequados para atenuar a turbulência atmosférica e o forte brilho. (com informações de divulgação)
Serviço:
Evento: “Amores Celestes”
Data: 11 de junho (domingo)
Horário: das 17h até 21h
Local: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – OMCJN
Endereço: Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº – Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio
Evento: “O Céu e suas Histórias”
Data: 16 de junho (sexta-feira)
Horário: das 18h até 21h
Local:Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – OMCJN
Endereço: Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº – Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio
Evento: “O Que te Assombra – Contos Lunares e o Guardião das memórias Estelares”
Data: 25 de junho (domingo)
Horário: das 17h até 21h
Local:Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – OMCJN
Endereço: Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº – Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio
Mais informações: Ingressos: inteira R$ 10,00 e meia R$ 5,00 (estudantes com apresentação de carteirinha)
Não serão aceitos nem cartões e nem PIX.
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…