Cristiano Zanin (foto geraldo magela – ag senado)

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) por 58 votos favoráveis e 18 contrários a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin ficou conhecido por sua luta incansável como advogado de Lula contra os arbítrios de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol durante a Operação Lava Jato, mesmo com toda a pressão da imprensa que apoiava a operação judicial que destruiu a economia e a democracia brasileira.

Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, Zanin foi aprovado pelos congressistas após quase oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Em um breve resumo da própria carreira, citou os escritórios em que trabalhou e concluiu que se considera “um defensor fervoroso da Constituição brasileira e um crítico atento às violações de direitos e garantias fundamentais”. Lembrou também que, nos 25 anos como advogado, liderou mais de cem processos julgados no STF e mais de 550 julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). (Com informações da Agência Brasil)