TV Carta Campinas entrevista Denise Motta Dau sobre o enfrentamento à violência contra a mulher

Ao Vivo

A TV Carta Campinas entrevista nesta quinta-feira, 11, Denise Motta Dau, secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do governo Lula. A entrevista acontece às 10h e será transmitida ao vivo pelas redes sociais YouTube, Twitter e Facebook. Na pauta da entrevista, um dos grandes desafios do governo que é conseguir reduzir a violência contra mulher.

Graduada em Serviço Social e mestra em Saúde Pública, Denise Dau dirigiu o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho, do Ministério da Saúde. Foi Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo e diretora-executiva do Instituto Lula, onde atualmente é conselheira. Atuou como conselheira do Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e foi membro do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo e do Conselho Diretor do Instituto Observatório Social. Foi também diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A violência contra mulheres é uma das principais formas de violação dos seus direitos, atingindo-o direito à vida, à saúde e à integridade física. Apesar de ser um fenômeno que atinge grande parte das mulheres em diferentes partes do mundo, no Brasil a situação pode ser considerada alarmante.

De acordo com relatório do governo, “dados de investigação conduzida pela Universidade de São Paulo em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (2001) demonstram que 27% de 4.299 mulheres entrevistadas na Grande São Paulo e 34% na Zona da Mata pernambucana relataram algum episódio de violência física cometido por parceiro ou ex-parceiros; e que 29% das entrevistadas com mais de 15 anos referiram ter sido vítimas de violência sexual por parte de
estranhos. Em pesquisa realizada pelo DataSenado em 2005, 17% das mulheres entrevistadas declararam já ter sofrido algum tipo de violência doméstica em suas vidas e 40% relatam já ter presenciado algum ato de violência doméstica contra outras mulheres, sendo que 80% desses
constituíram atos de violência física”

Acompanhe e participe, mandando suas perguntas, pelos canais do Carta Campinas: youtube.com/@cartacampinastv – twitter CartaCampinas – instagram.com/cartacampinas – facebook.com/cartacampinas.

Transmissão também na página do site Carta Campinas.

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

3 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

9 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

9 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

10 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

10 hours ago