(Foto: Renato Mangolin -divulgação)

Em São Paulo – O espetáculo A Aforista, do dramaturgo e diretor curitibano Marcos Damaceno (Prêmio Shell de dramaturgia por Homem ao Vento), que estreia na noite de 13 de abril de 2023, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, traz à cena uma mulher (Rosana Stavis), caminhando sem parar em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Enquanto caminha, lhe vêm pensamentos acerca de sua própria vida e os caminhos escolhidos por ela e seus antigos amigos, todos “promessas da música”. Caminhos que vão da plenitude da realização ao fracasso fatal.

A peça abre ao público a mente dessa mulher, a aforista, na qual se sobressaem a confusão como linguagem, o ritmo vertiginoso, o excesso de informações, as digressões, além de boas doses de ansiedade e perturbação. Trata-se de uma obra teatral por vezes angustiante, frequentemente hilariante. 

A música cumpre papel de destaque no espetáculo, sendo a atriz Rosana Stavis acompanhada por 2 pianos tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique, que duelam no palco e dão o tom da narrativa com a trilha original criada pelo compositor Gilson Fukushima.

A Aforista é o segundo espetáculo de uma trilogia iniciada com Árvores Abatidas ou Para Luis Melo, influenciada por Thomas Bernhard. Segundo o diretor Marcos Damaceno, o texto da peça é uma conversa com argumentações postas por Bernhard respondendo e contrapondo questões colocadas pelo autor austríaco em sua extensa obra, permitindo-se desviar para outros assuntos, outras situações, outros lugares. Um mergulho na memória e nas possibilidades que cabem numa vida. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Data: 13/04 a 21/05, de quintas e sextas, às 19h, e sábados e domingos, às 17h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Duração: 70 min

Classificação: 16 anos