Um grupo de moradores do distrito de Barão Geraldo, composto por educadores, estudantes, profissionais da saúde, artistas, comerciantes, pesquisadores e professores da Unicamp uniram corações e mentes com o propósito de recuperar um rio, o Ribeirão das Pedras.
Em fevereiro, durante o carnaval, aconteceu uma das ações culturais previstas como forma de sensibilizar os moradores: o “bloco do Ribeirão”, que saiu em cortejo até as margens do Ribeirão das Pedras, reunindo foliões em defesa da causa. Outras ações culturais estão previstas para o ano de 2023 e serão divulgadas no site e nas redes sociais da ADunicamp.
O projeto “Ribeirão das Pedras: um rio para chamar de nosso”, está sendo implantado em etapas e conta com apoio da ADunicamp. A ideia nasceu a partir de uma provocação da professora Emília Rutkowski (FECFAU/Unicamp) durante o lançamento da série “Da nascente à foz”, do documentarista e cineasta Hidalgo Romero, diretor fundador do Laboratório Cisco, ambos entrevistados neste episódio do PodcastADu.
O Ribeirão das Pedras nasce próximo ao Shopping D. Pedro, atravessa o distrito de Barão Geraldo até desaguar no Ribeirão das Anhumas. Nas últimas décadas, parte de sua mata ciliar foi reflorestada, mas a água que corre contém poluentes que inviabilizam sua utilização para lazer e consumo.
O projeto tem como objetivo chamar a atenção da população do distrito para a existência do rio e sua importância para a comunidade local. (Da ADunicamp)
Acompanhe este episódio do PodcastADu no player abaixo:
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…