O Espaço Galeria do SESI Campinas Amoreiras recebe, a partir do dia 13 de abril (quinta-feira, às 19h30), a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura, que fica em cartaz até o dia 24 de junho. O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas pelo artista, atualmente, com 87 anos.

Com curadoria de Ângelo Filizola, a exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira de J. Borges. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”.

Os visitantes vão apreciar obras de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas:  Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados. A poesia popular também tem lugar na exposição: um espaço dedicado especialmente à literatura de cordel.

Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos, de fatos lendários, de folclóricos e pitorescos da vida. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Data de abertura: 13 de abril – quinta-feira, às 19h30

Duração da temporada: 14 de abril a 24 de junho de 2023

Horário: terça a sábado – das 9h às 11h e das 14h às 20h, exceto feriados.

Visitação gratuita. Classificação: Livre.

Acessibilidade: obras com audiodescrição.

SESI Campinas Amoreiras – Local: Espaço Galeria – Avenida das Amoreiras, 450 – Parque Itália. Campinas/SP.