(foto rogério cassimiro – govsp – div)

A Pinacoteca de São Paulo inaugurou sua principal sala expositiva da Pinacoteca Contemporânea, a Grande Galeria, com a mostra Chão da praça: obras do acervo da Pinacoteca. Com coordenação curatorial de Ana Maria Maia e Yuri Quevedo, a mostra reúne cerca de 60 obras do acervo de arte contemporânea, em montagem pautada pelo desejo de falar sobre territórios, encontros e narrativas de atravessamento.

A mostra foi inaugurada dia 4 de março e apresenta obras como Modificação e apropriação de uma identidade autônoma (1947/2023), de Gretta Sarfatty, Parede da memória (1994-2015), de Rosana Paulino, Máscara de ritual Tukano I, de Duhigó e Estrutura dissipativa / Gangorra (2013), de Rommulo Vieira Conceição.

De acordo com a curadoria, a exposição nasce da articulação de uma variedade de suportes e abordagens, bem como da diversidade de artistas representados, pertencentes a diferentes gerações, perfis identitários, regiões do país e circuitos de produção. Em um campo fluido de presenças e relações, diversas gestualidades aparecem nas instalações e esculturas de grandes dimensões, que até então encontravam limites para serem expostas em outros espaços e foram, por isso mesmo, tomadas como uma das motivações para se construir a terceira sede do museu. Desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e performances compõem a narrativa que é orientada por três grandes ideias: a de travessias, vizinhanças e transcendências.

“O desejo da curadoria é que os visitantes possam estabelecer seus próprios percursos e encontrar um ambiente convidativo para se relacionarem com cada obra. Como um dos projetos inaugurais da Pina Contemporânea, esta exposição deve servir-se ao início de um processo de interface e aprendizado com as experiências de um novo espaço, dotado de novos usos e públicos”, afirma Ana Maria Maia.

Para privilegiar o ineditismo da visualização da Grande Galeria, a expografia criará o mínimo de construções no espaço. A implantação das obras objetiva sugerir afinidades e diálogos entre elas, mas sem expressar fluxos ou núcleos delimitados em textos setoriais de parede ou outras formas de dirigir a apreciação do público. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Chão da praça: obras do acervo da Pinacoteca

Período: 04/03/2023 a 30/07/2023

Curadoria: Ana Maria Maia e Yuri Quevedo, com colaboração de Ana Paula Lopes, Horrana de Kassia Santoz, Pollyana Quintella, Renato Menezes, Thierry Freitas e Weslei Chagas

Pinacoteca Contemporânea (Grande Galeria)

De quarta a segunda, das 10h às 18h – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) — até junho de 2023

Gratuitos aos sábados

A entrada será gratuita no primeiro mês de funcionamento do novo prédio

Ingressos no site a partir de março ou direto na bilheteria física da Pinacoteca Contemporânea.