(imagem nasa – upl)

Com o tema De Volta à Lua, a 37ª Convenção de Ficção Científica acontece no sábado, dia 18 de março, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink. Essa será a primeira convenção presencial da Base Estelar Campinas após a pandemia, com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

O local abre às 13h30 e a programação começa às 14 horas. A organização do evento pede para quem for participar a doação opcional de um litro de leite longa vida. O total arrecadado será entregue a uma instituição da cidade de Campinas.

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica com 27 anos de existência, dedica-se a divulgar a cultura e o conhecimento relacionados à ficção científica e à ciência em seus canais e páginas nas plataformas YouTube, Instagram, Facebook e Blogspot.

A 37ª Convenção de Ficção Científica tem o apoio da Coordenadoria de Bibliotecas Públicas e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. (com informações de divulgação)

Programação:

14:20 – Palestra: O Fascínio pela Lua – com Valéria Forrer

Uma breve análise das diversas faces de nosso satélite ao longo da história, de deuses, mitos e lendas a calendário e fronteiras.

15h00 – Palestra: Projetos Apollo e Artemis – com Leonardo Rossetti

Dezembro de 1972 foi a última vez que um astronauta do Projeto Apollo colocou os pés na Lua. Ártemis é um programa, desenvolvido pela NASA, com o objetivo de pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024. Artemis faz parte de um objetivo de longo prazo de estabelecer uma presença humana sustentável na Lua, fomentando o surgimento de uma economia lunar, que eventualmente colabore com o primeiro voo espacial tripulado a Marte.

15h25 – Bate-papo: Ida à Lua: de filmes a séries – com Walmir Morales e convidados

Walmir Morales e convidados conversam sobre filmes e séries nos quais a Lua é um dos personagens da história.

16h30 – Astrofotografia: A Lua em Fotos – com Fábio Máximo

Apresentação sobre a Lua como inspiração de fotógrafos apaixonados por astrofotografia, da parte técnica à contemplação da beleza do único satélite natural do nosso planeta.

Ao longo da programação serão exibidos vídeos curtos com curiosidades e informações relacionados ao tema do evento, com pesquisa e produção da jornalista Lalá Ruiz. O tema do evento foi proposto por Leonardo Rossetti, a coordenação de Walmir Morales Martins com a ajuda de membros da BEC, e está sujeita a alterações. O evento também conta com expositores e venda de produtos relacionados à ficção científica e cultura pop em geral.

Serviços:

37ª Convenção de Ficção Científica

Data: sábado, dia 18 de março

Horário: a partir das 13h30

Local: Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, localizada na Rua Benjamin Constant 1633, Centro, Campinas.

Realização: Base Estelar Campinas

Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas – Coordenadoria de Bibliotecas       

Entrada gratuita

Créd: Divulgação