Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, às 19h, a TVCartaCampinas recebe Eleusina Freitas (Arquiteta e Urbanista na Demacamp Planejamento) e Wagner Romão (Professor do IFCH-Unicamp) no EntreVistas para dialogar sobre o “HIDS e PIDS – Desenvolvimento Sustentável ou especulação imobiliária?”.

O programa pode ser acompanhado, ao vivo, pelos canais do Carta Campinas: youtube.com/@cartacampinastv twitter/@CartaCampinasfacebook.com/cartacampinas ( e também estará disponível no instagram/cartacampinas).

O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) é um projeto urbanístico que envolve os campi da Unicamp (incluindo a Fazenda Argentina, com 1,4 milhão de metros quadrados, contígua ao campus da Unicamp), da PUC-Campinas, da Facamp e todas as áreas do Ciatec II (Polo de Alta Tecnologia), totalizando 11,3 milhões de metros quadrados, que foi originalmente proposto pela Unicamp.

O PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) é também um projeto urbanístico que está sendo proposto pela Prefeitura de Campinas que, além de corresponder às mesmas áreas do HIDS, acresce a elas mais 5,7 milhões de metros quadrados, totalizando 17 milhões de metros quadrados, no Distrito de Barão Geraldo, que terão seu uso e ocupação alterados por meio de Lei Complementar. O PIDS é, possivelmente, o maior projeto urbanístico a ser executado na América Latina atualmente.

Diante disso, a população, não somente do Distrito como de todo o Munícipio, quer saber: o que são esses projetos urbanísticos? Como a conservação e a preservação ambiental estão sendo consideradas nesses projetos? Como fica o trânsito no Distrito com o adensamento de moradias? E os equipamentos urbanos e contrapartidas na execução desses projetos? E, o mais fundamental neste momento, como a Prefeitura está respondendo aos questionamentos da população?
São essas e outras questões que nosso convidado e nossa convidada, que fazem parte dos coletivos de moradores que vêm lutando para conseguir respostas da Prefeitura e da Unicamp, nos ajudarão a debater. (Rogério Bezerra da Silva)

(imagem hids – unicamp – reprod)