De 21 de janeiro a 25 de fevereiro de 2023, o CEI Campinas e Espaço Marco do Valle recebem o projeto “Corpes Dissidentes”. Contemplado pelo edital ProAC Expresso Direto 38/2021, com curadoria de Sylvia Furegatti, a exposição com intervenção urbana da artista Bella Tozini compreende um conjunto de retratos fotográficos e depoimentos íntimos de pessoas da comunidade LGBTQIAP+.

(Imagem: Bella Tozini)

Combinando corpos e expressões dissidentes em seus momentos íntimos, muitas vezes vulneráveis e ocasionalmente em espaços domésticos, a exposição traz a potência dos corpos dissidentes, entendendo-os como interface política…cujas experiências vividas existem nas complexas intersecções de identidade de gênero; idade; raça; formas do corpo; sexualidade e situação socioeconômica.

A exposição* ocupará o Espaço Marco do Valle em Campinas e intervenções fotográficas em formato ‘’lambe-lambe’’ ocorrerão nas áreas externas do CEI Campinas, e também em muros na área central da cidade. Durante o período da exposição, haverá atividades educativas como rodas de conversa, encontros com a artista e workshop sobre a criação de fotolivros.

Projeto “Corpes Dissidentes”

Quando: 21 de janeiro a 25 de fevereiro de 2023

Horários: Segundas-feiras das 9h às 13; terças-feiras das 13h às 16h; quarta à sexta das 9h às 15h e aos sábados das 9h às 13h. A partir de 1 de fevereiro de segunda à sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Local: CEI Campinas e Espaço Marco do Valle  

Rua Doutor Quirino, 1856, Centro, Campinas/SP

Telefone: (19) 3233-6560 | (19)3241-0629

Entrada Gratuita

*A classificação indicativa da exposição é de 14 anos. Dessa forma, de acordo com a regulamentação vigente; menores de 14 anos poderão visitar a exposição desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.

Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Apoio: CEI Campinas e  Espaço Marco do Valle  

Workshop “Fotolivros Dissidentes”, com Bella Tozini

Qual a importância da criação de imagens e publicações que remetem a imaginários além de realidades dissidentes? O workshop visa uma primeira abordagem à experiência de autopublicação de fanzines fotográficos e fotolivros. A partir de algumas publicações contemporâneas de artistas/fotógrafas dissidentes e as publicações da própria artista (“Lacração” e o recém lançado “Corpes Prováveis”), veremos as principais ferramentas para colocar em prática a criação de um primeiro protótipo (boneco). A artista traz ao longo das aulas suas experiências artísticas com a produção de fotolivros, com foco no design, edição, sequenciamento e na importância e escolha de materiais na produção de fotolivros. Os alunos serão convidados a criarem e apresentarem um protótipo de um fotolivro como resultado do workshop.

24/01, 31/01, 07/02 e 14/02 de 2023 (terças-feiras)

Das 14h às 17h

Formato: híbrido (os alunos poderão participar online e/ou presencial)

Local: CEI Campinas e Espaço Marco do Valle  

Rua Doutor Quirino, 1856, Centro, Campinas/SP

Inscrições: a partir de 05 de janeiro de 2023, 15 vagas. Mais informações serão divulgadas nas redes sociais do projeto @corpesdissidentes

(Carta Campinas com informações de divulgação)