Em São Paulo – “Platô”, trabalho de Claudia Palma e Armando Aurich, concebido em 2014, depois de um período de afastamento em uma parceria artística de 22 anos dançando nas principais companhias paulistanas – Cisne Negro, República da Dança, Balé da Cidade (Cias 1 e 2) -, em que traçaram outros percursos e experenciaram processos distintos -, retorna ao palco revisitado pelos intérpretes, quando todo o planeta vive este momento de distanciamento e reencontro. As apresentações acontecem de 6 a 8 de dezembro, sempre às 20h, no Centro de Referência da Dança – CRDSP. A entrada é gratuita.

 (Foto: Hamilton Ramos)

Com forte referência no livro “Variações sobre o corpo”, do filósofo Michel Serres, que exibe logo em seu prólogo uma dedicatória aos “obstinados e corajosos” guias de montanhismo – “é no cume da montanha que o percurso começa”-, a pesquisa apoia-se em experiências corporais que acessam reflexões e propostas de ação, sem deixar de levar em conta a memória, a passagem do tempo, a mudança dos corpos, o correr das histórias.

O ponto de partida é a imagem da escalada do alpinista, que se depara com um penhasco, observa a grande ruptura nas rochas e as possibilidades de pontos de apoio. Cada momento da escalada é uma equação que ele tem que resolver. Até que encontra um ponto de apoio para outro lugar, mas distante, e a única maneira de alcançá-lo é por meio de uma inversão do corpo. “Assim como a metáfora da montanha, ‘Platô’ se movimenta em torno dessas escaladas: estamos vivendo um novo platô da existência e inversões dos corpos são necessárias para que seja possível transitar por outros caminhos”, acautela Claudia Palma.

Nesta nova montagem de “Platô”, a dupla de bailarinos seguiu com a provocação filosófica de Rodrigo Vilalba; a trilha sonora original de Celso Nascimento tem edição de Alejandro López Jericó e operação de Flávio M. Silva, Hernandes de Oliveira opera o projeto de iluminação de André Boll e Silviane Ticher, e Claudia Palma é quem assina o figurino.

Esta temporada é uma das ações do projeto ˜Entre Platôs˜, contemplado pela 32ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

“Platô” – Claudia Palma e Armando Aurich

Dias 6, 7 e 8/12 (terça, quarta e quinta-feira, 20h)

Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP

Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Galeria Formosa – Praça Ramos de Azevedo –

Centro Histórico de São Paulo, 01037-000

Tel: 3214-3249

Duração: 40 min

Classificação indicativa: 14 anos

Acessibilidade: Sim

Grátis

Ficha Técnica

Direção geral e artística: Claudia Palma

Intérpretes criadores: Armando Aurich e Claudia Palma

Trilha sonora original: Celso Nascimento

Produção e edição de trilha sonora: Alejandro López Jericó

Operação de som: Flávio M. Silva

Iluminação: André Boll e Silviane Ticher

Operação de luz: Hernandes de Oliveira

Figurino: Claudia Palma

Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba

Fotografias: Claudio Higa, Hamilton Ramos e Natália Franciscone

Design gráfico: Hernandes de Oliveira

Assessoria de comunicação: Elaine Calux

Produção artística: Cristina Ávila

Produção executiva: Dionísio Produção Cultural (Cristiane Klein)

(Carta Campinas com informações de divulgação)