Tricampeão mundial e rei do futebol brasileiro, Pelé morre em São Paulo aos 82 anos

Da RBA

Maior jogador da história do futebol e considerado o “atleta do século”, Pelé morreu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. Edson Arantes do Nascimento lutava há meses contra um câncer no cólon. Ele nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações (MG).

O eterno camisa 10 do Santos e da seleção brasileira em todos os tempos foi operado em setembro do ano passado. No início deste ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e fígado.

Pelo clube da Vila Belmiro, entre outros títulos, Pelé foi campeão brasileiro em 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968. Conquistou a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes nos anos de 1962 e 1963. De 1958 a 1973, foi 10 vezes campeão paulista. Pela seleção, venceu a Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970, quando a taça era a Jules Rimet.

Em 2 de outubro de 1974, uma quarta-feira, o rei Pelé disputou sua última partida pelo Santos, na Vila Belmiro, contra a Ponte Preta de Campinas. Meses depois, ele foi contratado para vestir a camisa do Cosmos, de Nova York, onde atuou de 1975 a 1977, como parte de uma grande campanha para promover naquele país o futebol jogado com os pés.

O maior jogador que o mundo viu atuar encerrou a carreira em 1º de outubro de 1977, em uma partida amistosa entre o Cosmos e o Santos, vencida pelo time americano por 2 a 1. Com um público de 75.646 espectadores, Pelé jogou pelo Cosmos no primeiro tempo, e marcou um gol de falta. Na segunda etapa, vestiu a camisa branca do Santos pela última vez, manto que ele havia estreado em 1956, quando tinha apenas 15 anos. A partida foi assistida por Jeff Carter, filho do presidente Jimmy Carter, pelo ex-secretário de Estado Henry Kissinger e o campeão mundial de boxe Muhammad Ali, outra lenda do esporte mundial. (Da RBA)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

5 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

5 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

11 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

12 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

12 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

12 hours ago