ADunicamp recebe autores da Coleção Caminhos e Rumos

A ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), entidade que tem promovido uma série de atividades culturais e sociais abertas a toda a sociedade, vai sediar no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 19h30, o lançamento coletivo dos primeiros seis livros da Coleção Caminhos e Rumos. (veja vídeo ao final do texto)

A Coleção, editada pela Ícone Editora, de São Paulo, foi idealizada para tratar de temas das mais diversas áreas do conhecimento, da ciência à cultura e às artes, que estejam na ordem do dia da vida brasileira.

“A proposta é abordarmos, de forma introdutória, com textos ágeis e para um público amplo, temas que evidenciem e aprofundem questões e debates que estejam na ordem do dia no Brasil e no mundo”, afirma o jornalista e escritor Paulo San Martin, que ao lado do geógrafo e também escritor Rogério Bezerra, é responsável pela coordenação editorial da Coleção.

Rogério Bezerra lembra que a crise sanitária, os tensionamentos políticos nacionais e mundiais, assim como novos caminhos dos movimentos sociais, da ciência, da informação, da cultura e das artes, ampliaram a necessidade de que as pessoas tenham ao seu alcance informações cada vez mais consistentes sobre esses variados temas.

“Como apontamos nas apresentações dos livros, a proposta da Coleção é levar leitores e leitoras a refletir sobre o passado e presente com vistas a abrir caminhos que levem ao futuro desejado”, afirma Rogério.

Acontecimentos recentes da vida brasileira, como a pandemia da Covid-19, o recrudescimento das ideias extremistas e totalitárias, e o crescimento dos movimentos sociais organizados como resistência à crise econômica e sanitária, de certa formam permeiam, direta ou indiretamente, algumas das abordagens dos primeiros seis títulos da coleção.

“A proposta é apresentar, com linguagem objetiva e destinada a um público amplo os olhares apurados e com informações consistentes de autores e autoras realmente envolvidos e que tenham conhecimento sobre os temas abordados”, aponta San Martin.

Rogério lembra que em todos os ramos do conhecimento, “da arte e das mais diversas esferas científicas”, a humanidade vive um processo rápido de mudanças e de novas abordagens sobre temas conhecidos. “Mas essas novas abordagens raramente estão disponíveis ou acessíveis a um público mais amplo ou mesmo àqueles que se encontram em estágios iniciais de estudo. Daí a importância de livros que tratem deles de forma objetiva”, afirma.

Ao som de rock e MPB

O lançamento, que é aberto à participação de toda a comunidade, será realizado no Restaurante da ADunicamp e embalado pelo som da banda “Eu Uso Óculos”, que tem um repertório eclético, que vai dos clássicos do rock à MPB.

“Num tempo com tantos contratempos, decidimos fazer um lançamento alegre, festivo, ao som de música de qualidade e com muitos encontros e conversas”, conta Rogério. E, para isso, o Restaurante da ADunicamp vai oferecer um atendimento especial, com preços especiais, durante todo o evento.

A presidenta da ADunicamp, professora Sílvia Gatti, do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) relata que a ADunicamp tem promovido e apoiado atividades culturais e sociais importantes, abertas ao público em geral e com a participação de diversos segmentos da sociedade. “Consideramos muito importante que a comunidade acadêmica se abra, cada vez mais, ao conjunto da sociedade. E eventos como esse são essenciais, pois permitem essa troca de ideias e informações, e com alegria!, entre a universidade e a sociedade”, avalia a professora. (Com informações de divulgação)

Conheça os primeiros 6 livros da Caminhos e Rumos

As capas da coleção foram criadas e produzidas pelo arquiteto e urbanista Victor Chinaglia e pelo artista gráfico Alexandre Sallati, ambos de Americana

DOIS TEMPOS – A epidemia da febre amarela e a pandemia da Covid-19 na cidade de Campinas – Rogério Bezerra

MULHERES NEGRAS SIMSandra Casimiro

QUANDO TODOS OS DIAS FORAM DOMINGOCássia Janeiro

AGRICULTURA NA CIDADE – A cultura de alimentos e do comum pelas mulheres Laura Carvalho e Márcia Tait

A PANDEMIA QUE NINGUÉM VÊStela Pinheiro e Julia Zulian

DACHAU NUNCA MAIS – Uma história para os tempos atuais – Paulo San Martin e Paulo Cardoso