Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 5 de março de 2023, no MAC-USP, uma exposição com uma instalação singular da artista bruCa TeiXeira.

(Imagem: Divulgação)

“Menines de Mirian” foi selecionada pela segunda edição do Edital de Exposições Temporárias 2022/2023, uma das ferramentas utilizadas pelo MAC USP para incentivar a produção artística contemporânea, oferecendo espaço para sua difusão e acesso do público.

A instalação “Menines de Mirian”, da artista queer alagoana, bruCa teiXeira, parte de dois raros desenhos da também alagoana Miriam Falcão Lima (1892-1945), realizados na década de 1920 e que representam dois modelos em poses que lembram as composições acadêmicas. “Pouco sabemos sobre a autora dos desenhos e absolutamente nada a respeito dos indivíduos que para ela posaram. Passado cerca de um século, bruCa coloca-se no desafio de recriar livremente histórias sobre os corpos aprisionados nos antigos desenhos”, diz Helouise Costa, curadora responsável pela exposição.

Utilizando a videoarte, bruCa sugere conexões possíveis entre passado e presente, abordando questões de sexualidade e gênero, bem como suas representações na contemporaneidade, desafiando a tendência da classificação dos corpos segundo padrões heteronormativos estabelecidos, evidenciando a violência por trás do apagamento das subjetividades.

A instalação inédita Menines de Mirian é realizada com apoio financeiro da Lei Aldir Blanc/Secult AL. Ao acolher essa proposta, o MAC USP reconhece a importância das políticas públicas para a arte contemporânea desenvolvida no nordeste brasileiro e procura manter-se atento à produção artística experimental emergente nas artes visuais em todo o País.

bruCa teiXeira

03/12/22 a 05/03/23  

Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo das 10h às 21h  

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301  

www.mac.usp.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)