Instalação inédita ‘Menines de Mirian’, da artista queer alagoana bruCa teiXeira, é destaque em exposição no MAC-USP

Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 5 de março de 2023, no MAC-USP, uma exposição com uma instalação singular da artista bruCa TeiXeira.

(Imagem: Divulgação)

“Menines de Mirian” foi selecionada pela segunda edição do Edital de Exposições Temporárias 2022/2023, uma das ferramentas utilizadas pelo MAC USP para incentivar a produção artística contemporânea, oferecendo espaço para sua difusão e acesso do público.

A instalação “Menines de Mirian”, da artista queer alagoana, bruCa teiXeira, parte de dois raros desenhos da também alagoana Miriam Falcão Lima (1892-1945), realizados na década de 1920 e que representam dois modelos em poses que lembram as composições acadêmicas. “Pouco sabemos sobre a autora dos desenhos e absolutamente nada a respeito dos indivíduos que para ela posaram. Passado cerca de um século, bruCa coloca-se no desafio de recriar livremente histórias sobre os corpos aprisionados nos antigos desenhos”, diz Helouise Costa, curadora responsável pela exposição.

Utilizando a videoarte, bruCa sugere conexões possíveis entre passado e presente, abordando questões de sexualidade e gênero, bem como suas representações na contemporaneidade, desafiando a tendência da classificação dos corpos segundo padrões heteronormativos estabelecidos, evidenciando a violência por trás do apagamento das subjetividades.

A instalação inédita Menines de Mirian é realizada com apoio financeiro da Lei Aldir Blanc/Secult AL. Ao acolher essa proposta, o MAC USP reconhece a importância das políticas públicas para a arte contemporânea desenvolvida no nordeste brasileiro e procura manter-se atento à produção artística experimental emergente nas artes visuais em todo o País.

bruCa teiXeira

03/12/22 a 05/03/23  

Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo das 10h às 21h  

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301  

www.mac.usp.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente