.Por Roberto Ravagnani.
Nossos desejos para 2023, tenho certeza são muitos, mas o que esperar realmente de 2023 com relação ao trabalho, a politica e tudo que nos envolve no dia-a-dia só depende de nossas atitudes. Portanto não basta desejar, pedir, pular 7 ondas e todas outras formas de expressarmos nossas vontades, são válidas para nosso reforço de lembrança, mas volto a dizer que não basta, temos que ter ações para tudo isso se concretizar.
Eu quero com essa introdução chamar a atenção para um item do texto do meu parceiro de trabalho chileno, Gonzalo Ibarra, onde ele chama a atenção para a saúde e bem estar dos colaboradores, que será cada vez mais importante no ambiente corporativo.
Ele tem toda razão pois nosso cotidiano esta insalubre, contaminado, tóxico e se não cuidarmos disso, muitas baixas teremos. E aqui entro efetivamente em nosso assunto cotidiano. O trabalho voluntário é uma grande instrumento que pode ajudar nesta missão de cuidar das pessoas, uma ferramenta que pode ser incorporada aos benefícios dos colaboradores e ainda com resultados mais amplos do que somente o cuidado pessoal, mas com resultados na sociedade e pessoas, que poucos se preocupam.
O trabalho voluntário pode estar alinhado ao exercício físico, ao conhecimento de uma vida mais sustentável, pode até mesmo fazer parte de um programa de mindfulness e na a saúde mental.
O voluntariado não é a panaceia milagrosa, mas uma potente ferramenta que quando aliada a outras, de forma estratégica, unindo gestão de pessoas e benefícios, se torna extremamente importante e além de todas as vantagens já conhecidas, tem às ligadas a sociedade e a imagem das empresas e ao engajamento dos colaboradores de forma mais efetiva e amigável com o corporativo.
E o melhor, se ainda é possível ser mais, é que os resultados, podem ser mensurados, e são quase que, de forma despretensiosa, atingidos naturalmente, sem ser imposto ou friamente calculado, pois o trabalho voluntário tem nuances difíceis de serem apreciadas antecipadamente de qualquer ação pratica.
E para terminar, desejando a todos um novo ano repleto de ações práticas e positivas em sua vida, o trabalho voluntário pode ainda ser um instrumento de agregar os colaboradores as suas próprias famílias, visto que em alguns casos o trabalho também é um dos motivos de afastamento das famílias. Feliz boas ações em 2023 e conte comigo.
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…