Além do apagão de dados e informações em todas as áreas do setor público, o governo de extrema direita de Bolsonaro promoveu o abandono de crianças e adolescentes em idade escolar.

Do 247

(foto arq. pessoal – div)

A vereadora e deputada estadual eleita Macaé Evaristo (PT-MG), integrante do grupo técnico de Educação da equipe de transição do governo Lula, falou ao programa Casa das Manas, na TV 247, sobre os números divulgados nesta semana que mostram o desmonte em todas as áreas do Ministério da Educação.

Doutora em Educação, ex-secretária municipal e estadual do setor em Belo Horizonte e Minas Gerais, Macaé Evaristo traz detalhes sobre problemas, além do orçamento, como apagão de dados e o retrocesso nas políticas de inclusão. “Até a estrutura do MEC foi toda desconfigurada”, afirma.

“Nós desenvolvemos um monitoramento da frequência escolar, junto com o Bolsa Família, por classe social. Chegamos a 95% de acompanhamento. Com o Auxílio Brasil, não chegamos a 60%”, compara, ressaltando a falta de dados para a elaboração de políticas públicas. “Temos muitos dados de abandono escolar. Que, na verdade, não é abandono. É expulsão. Quando a gente não oferece as condições para esses estudantes ficarem nas escolas…”, completa.

Sobre os desafios em relação à questão ideológica promovida pela extrema direita armamentista e bolsonarista, ela acredita que “a guerra cultural nas escolas foi uma estratégia para saquear os cofres públicos”. (com informações do 247)