Bolsa Família acompanhava 95% dos alunos, já o Auxílio Brasil não chega a 60%, revela equipe de transição

Além do apagão de dados e informações em todas as áreas do setor público, o governo de extrema direita de Bolsonaro promoveu o abandono de crianças e adolescentes em idade escolar.

Do 247

(foto arq. pessoal – div)

A vereadora e deputada estadual eleita Macaé Evaristo (PT-MG), integrante do grupo técnico de Educação da equipe de transição do governo Lula, falou ao programa Casa das Manas, na TV 247, sobre os números divulgados nesta semana que mostram o desmonte em todas as áreas do Ministério da Educação.

Doutora em Educação, ex-secretária municipal e estadual do setor em Belo Horizonte e Minas Gerais, Macaé Evaristo traz detalhes sobre problemas, além do orçamento, como apagão de dados e o retrocesso nas políticas de inclusão. “Até a estrutura do MEC foi toda desconfigurada”, afirma.

“Nós desenvolvemos um monitoramento da frequência escolar, junto com o Bolsa Família, por classe social. Chegamos a 95% de acompanhamento. Com o Auxílio Brasil, não chegamos a 60%”, compara, ressaltando a falta de dados para a elaboração de políticas públicas. “Temos muitos dados de abandono escolar. Que, na verdade, não é abandono. É expulsão. Quando a gente não oferece as condições para esses estudantes ficarem nas escolas…”, completa.

Sobre os desafios em relação à questão ideológica promovida pela extrema direita armamentista e bolsonarista, ela acredita que “a guerra cultural nas escolas foi uma estratégia para saquear os cofres públicos”. (com informações do 247)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente