Categories: GeralSaúde

Oferta de prevenção e tratamento de HIV/Aids é direito

.Por Alexandre Padilha.

Sou membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e, a pedido da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), foi realizada audiência pública para debater os riscos do possível desabastecimento do medicamento Dolutegravir (DTG) 50mg, antirretroviral usado no tratamento de HIV/Aids.

(foto ag brasil – arq. ilust)

O medicamento é adquirido pelo governo brasileiro através de dois laboratórios: um que detém a patente e outro que fornece o medicamento genérico. Ocorre que a compra do medicamento genérico, que gera economia aos cofres públicos, está sendo impedida, também pelo governo federal, o laboratório detentor da patente está na justiça monopolizando e impossibilitando a compra.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 460 mil brasileiros utilizam essa terapia e estão correndo risco de ficarem desassistidos. O DTG é um dos 19 medicamentos distribuídos pelo SUS para tratamento de HIV/Aids, possui menos efeito colateral, boa adesão dos pacientes e é o responsável por reduzir o risco de transmissão por via sexual.

Em um país como o Brasil, referência mundial no combate e prevenção ao HIV/Aids, não podemos permitir que as pessoas que vivem com o vírus sofram por falta de tratamento adequado.

Sou coordenador da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Congresso Nacional, médico infectologista, defensor da saúde pública e da Política Nacional de DST/Aids.

Quando fui Ministro da Saúde da presidenta Dilma Rousseff, em 2011, tive a oportunidade de discursar na reunião da ONU e mostrei ao mundo as conquistas do Brasil no resultado do combate ao vírus e no enfrentamento ao estigma. Do compromisso com acesso a preservativos, medicamentos antirretrovirais e tratamento imediato.

Ainda quando Ministro, anunciamos a volta do Brasil na liderança do ranking de tratamento com um novo protocolo que a partir do resultado positivo, o paciente passaria a receber imediatamente o tratamento na rede pública. Esse procedimento tornou o país uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral do mundo, segundo a UNAIDS.

Na prevenção ao vírus, além da distribuição gratuita de preservativo feminino e masculino, ampliamos os testes rápidos de detecção e incluímos a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) também disponíveis nos serviços de saúde.

Garantia de tratamento de excelência, é isso que vamos voltar a ser. Não vamos permitir que milhões em recursos para política de HIV/Aids do orçamento de 2023 sejam realocados para orçamentos obscuros, como vimos o que pretendia o atual governo.

Na audiência, o Ministério da Saúde garantiu que os pacientes não ficarão desassistidos por falta do medicamento. Até o fim do ano, vamos acompanhar e fiscalizar para que esse compromisso se mantenha.

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política no governo Lula, da Saúde no governo Dilma e Secretário da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

Carta Campinas

Recent Posts

MIS exibe ‘Aranha’, retrato da atuação da extrema direita no Chile de Allende e seus ecos no presente

(foto divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe o filme…

19 minutes ago

Feira [SUB] de arte impressa e independente está com inscrições abertas para sua 8ª edição

(foto ricardo lima - divulgação) Artistas, escritores, ilustradores, gravuristas, editoras e coletivos com trabalhos relacionados…

2 hours ago

Alcolumbre recebeu R$ 155 milhões de Vorcaro em propina, segundo delação

(foto jefferson rudy - ag senado) Além das pautas-bomba contra o governo Lula, o presidente…

2 hours ago

Professores da Unicamp encerram greve iniciada em 18 de maio

(foto divulgação adunicamp) O fim da greve de professores da Unicamp foi decidido em Assembleia…

17 hours ago

Investigação já considera filme um grande esquema de lavagem de dinheiro da família Bolsonaro

(imagens reprodução divulgação) A Polícia Federal (PF), que abriu inquérito para investigar se recursos milionários…

22 hours ago

Orquestra Sinfônica de Campinas abre ensaio geral do concerto ‘Noite Mágica’ ao público

(foto firmino piton - pmc) A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza nesta sexta-feira, 12…

23 hours ago