Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 10 de dezembro, a exposição coletiva Para Sair de Casa, no espaço expositivo das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, no Bom Retiro, região central de São Paulo. A mostra tem curadoria de Ana Carla Soler e reúne obras das artistas visuais Cleiri Cardoso, Elisa Arruda, Eneida Sanches e Kika Levy e realização do Adelina Instituto. A visitação é gratuita.

(Imagem: Divulgação)

Para Sair de Casa recebe artistas que têm na gravura o ponto de partida para a criação de seus trabalhos, explorando as possibilidades expandidas da técnica. Na curadoria, as obras se inspiram nos timbres de um lar. Refletem sobre o corpo, a arquitetura, a natureza e a espiritualidade como uma possibilidade mútua, tanto de serem uma casa, como formas de saírem dessa morada. 

Para Sair de Casa surge na compreensão de um lugar habitável ontológico, que conjuga o espaço com o tempo e o corpo.

“Eu acompanho as artistas reunidas nesta exposição nos últimos anos e suas pesquisas são um mergulho íntimo sobre o que a casa significa para cada uma delas, mas, mais do que isso, me interessam os significados pessoais e individuais do que ‘sair de casa’ pode remeter em cada pessoa”, afirma a curadora Ana Carla Soler.

“Para Sair de Casa” é sobre tudo aquilo que nos acontece e que muda tudo à nossa volta, questionando a falácia do tempo em linearidade. A história não acontece como causa e consequência e, isso, é uma abertura para infinitas possibilidades. A exposição reúne os trabalhos de artistas da gravura que não se limitam às peculiaridades da técnica. Nas obras reunidas, a bidimensionalidade e a reprodutibilidade, características da gravura, são exploradas de maneiras inusuais e de forma ilimitada, assim como o significado da palavra “casa” para cada pessoa. Uma casa pode ser um teto, objetos, um corpo, a natureza, a ocupação de um espaço, uma pessoa, a espiritualidade, um lugar… Para cada uma das artistas da exposição, esse espaço – a casa – pode ser percebido ao observar com atenção a linguagem utilizada e os desafios para sair do lugar-comum.

Mostra coletiva “Para Sair de Casa”

09/11/22 a 10/12/22

segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, das 12h às 18h

 Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP

 oficinasculturais.org.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)