Até o próximo dia 30/11, pode ser vista no MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas, a exposição “Efêmeras”. A coletiva é resultado do encontro entre as artistas Flávia Fábio, Ligia Minami, Luciane Kunde, Luciana Bertarelli e Simone Peixoto, em um processo intenso de diálogo e pesquisa. A poética abordada pelo grupo gira em torno de seus olhares para a natureza no ambiente que as cerca. Fragmentos de sementes, folhas, galhos, flores e insetos coletados pelas artistas são transformados através da representação, captura ou apreensão de seus corpos, resultando em gravuras, instalações, livros e objetos. 

(Imagem: Divulgação)

Ainda dentro da programação da exposição, acontecem as “conversAções”, encontros entre as artistas e convidados, para abordar práticas e processos criativos que envolvem suas produções apresentadas ali. Todas as atividade são gratuitas e podem ser conferidas a seguir:

19/11 (sábado 10:30h) – Luciane Kunde recebe o artista e professor da UNICAMP Sergio Niculitcheff para uma conversa que parte do seu olhar sobre a exposição Efêmeras.

25/11 (sexta-f. 10h) – Luciana Bertarelli recebe a artista e educadora Ana Takenaka para uma oficina. A atividade propõe a confecção de uma obra coletiva, realizada a partir da estamparia de folhagens diversas recolhidas ao redor do museu. O processo será feito utilizando tintas naturais de terra, que serão preparadas no local da ação. Serão 20 vagas consideradas por ordem de chegada.

30/11 (quarta-f. 10h) – Simone Peixoto recebe a artista Camillat para uma atividade poética, a partir de seus trabalhos, relatos e também do contato com elementos coletados e colecionados por elas, e que fazem parte de seus processos criativos. Além dos objetos, Simone Peixoto e Camillat apresentarão alguns de seus procedimentos, ferramentas e materiais para que as pessoas possam explorar e criar suas próprias experiências.

Para mais informações sobre as atividades e as artistas, acesse o instagram do coletivo em @sementes.graficas

Mostra coletiva “Efêmeras”

Data: de 19/10 a 30/11

Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Aos sábados, das 10h às 14h

Entrada gratuita

Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC)

Rua Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas – SP 

Telefones: (55 19) 3236-4716 e 2116-0346

E-mail: [email protected]

(Carta Campinas com informações de divulgação)