Encontra-se aberta na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” a exposição ESFEROGRAFICAMENTE, de Neno Guedes. A Biblioteca Zink tem um histórico de exposições com grande espaço para o desenho de imprensa, que são as charges, tiras, cartuns e caricaturas. A caricatura destaca e exagera características de pessoas reais, revelando a habilidade e o conhecimento de um artista para fazer uma narrativa satírica, corrosiva, dramática e, às vezes, trágica. A caricatura é, enfim, uma crônica do cotidiano.

Steven Tyler (Imagem: Divulgação)

Essa exposição apresenta caricaturas feitas com canetas esferográficas coloridas. Sim, este é o estilo que Neno Guedes escolheu para desenvolver suas criativas distorções faciais e corporais de personalidades brasileiras e estrangeiras que transitam em várias estradas, em várias épocas. Seus olhos esbugalhados ou apertados, mãos retorcidas, expressões assombradas, sofridas ou enlouquecidas mostram momentos únicos -captados por lentes fotográficas- transformados em linhas e hachuras que moldam estas máscaras, superfícies que falam mais de seus possuidores do que o que sai de suas bocas.

O artista Neno Guedes é confeiteiro, artesão, desenhista e vem mostrando o seu potencial gigante também nas caricaturas.

Exposição ESFEROGRAFICAMENTE, de Neno Guedes

Quando: de 04/11/ 2022 a 03/12/2022, visitação de 2.a a 6.a feira, das 9h às 17h

Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”

Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro-Campinas

(Carta Campinas com informações de divulgação)