Abrindo o diálogo entre espaços de arte de Barão Geraldo, o Ateliê Soma e o Silvia Matos Ateliê de Criatividade convidam à todos para a oficina “Corpo & Imagem: oficina de cianotipia com plantas”, orientada por Arcilia Lima.

(Imagem: Divulgação)

A provocação para esta proposta parte da sensibilização do corpo, ampliando os sentidos e contribuindo para que as sensações, as memórias e as conexões criadas com o próprio corpo, com os outros participantes e com o espaço de realização da oficina se amplifiquem, atuando como estímulo à criação de imagens, utilizando o processo cianótipo de impressão fotográfica com plantas.

Após a introdução, que contará com um pouco de história da fotografia e com a apresentação de artistas contemporâneos que utilizam o processo cianótipo em seus processos de criação, os participantes serão convidados a conhecer e a se conectar com o lindo jardim do Silvia Matos Ateliê de Criatividade e, então, farão a coleta das plantas que serão utilizadas na realização de composições para obtenção de imagens.

O processo cianótipo ou cianotipia, é um processo foto-químico desenvolvido pelos pioneiros da fotografia em meados do século XIX e produz, a partir da incidência da luz, imagens em ciano, um tom de azul.

Arcilia Lima é artista, arte-educadora e terapeuta do movimento. Em seu trabalho busca relacionar a dança, as artes visuais e elementos da cultura indígena sul-americana, com o objetivo de despertar a nossa aproximação com outros modos de existir em nosso mundo, mais conectados com nossos corpos e nos compreendendo como parte e não dissociados do que chamamos de “natureza”. Oferece oficinas de cianotipia desde 2015 em festivais de fotografia, pontos de cultura, feiras de arte, escolas, universidades e em seu próprio espaço, o Ateliê Soma.

Local: Silvia Matos Ateliê de Criatividade

Endereço: R. Aristides Lobo, 1016 – Cidade Universitária – Barão Geraldo – Campinas

Informações: 1932875594 ou 19982885533

Data: 03.12.2022

Horário: das 10h às 14h

Vagas: 10

Link para formulário de inscrição:

https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdECAJD72L5Mq…/viewform

(Carta Campinas com informações de divulgação)