Pela primeira vez o Auditório da ADunicamp será umas das salas do Festival de Cinema italiano colocando Campinas entre as 40 cidades do Brasil a exibir filmes clássicos e inéditos da programação desse evento que já se encontra na sua 17a. edição (saiba mais: https://festivalcinemaitaliano.com/). 

(imagem divulgação)

Entre as produções inéditas de 2021 e 2022 trazidas pelo festival, nove serão exibidas na ADunicamp, inclusive o “Nostalgia”, dirigido por Mario Martone, que teve estreia mundial no Festival de Cannes e é o filme escolhido para representar a Itália na corrida ao Oscar 2023. 

Como em edições anteriores, a programação do festival traz também uma retrospectiva especial, que neste ano homenageia “as Musas do Cinema Italiano”. Na ADunicamp, os escolhidos para esta homenagem são “Dramma della Gelosia”, com Monica Vitti; “Pane, amore e fantasia”, com Gina Lollobrigida; “L’innocente”, protagonizado por Laura Antonelli; e “La ragazza con la valigia”, estrelado por Claudia Cardinale. 

Com diversas temáticas contadas através da comédia, romance e drama, as sessões serão aos sábados (5, 12, 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro); e às quartas-feiras (9, 16 e 30 de novembro). Os filmes escolhidos para a abertura no dia 05 de novembro são “Siccità”, do diretor Paolo Virzì; e Hill of Vision – L’incredibile storia di Mario Capecchi, de Roberto Faenza, ambos inéditos. 

A vinda do festival a Campinas é fruto de uma colaboração entre o Consulado Geral da Itália, Ufficio Scolastico do Consulado, a Câmara de Comércio da Itália, a área de italiano do Centro de Ensino de Línguas da Unicamp (CEL) e a ADunicamp.

O Auditório da ADunicamp está fica na Avenida Érico Veríssimo, 1479 – Campus da Unicamp em Barão Geraldo, Campinas/SP.

A abertura do festival na ADunicamp será dia 05 de novembro, com sessão dupla: 16h30 e 19 horas. 

Confira a programação completa para o Auditório da ADunicamp:

SÁBADOS

05 DE NOVEMBRO

  • 16h30 – Siccità (Seca)

Direção: Paolo Virzì
Elenco: Monica Bellucci, Silvio Orlando, Valerio Mastandrea, Elena Lietti, Tommaso Ragno, Claudia Pandolfi.
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 97 minutos
Gênero: Comédia/Ficção científica apocalíptica

Não chove em Roma há três anos e a falta d’água obriga a uma mudança radical de regras e hábitos para seus moradores. As autoridades impõem normas duras de racionamento das reservas da cidade: no supermercado é proibido comprar mais de uma garrafa d’água, não se pode molhar as plantas e quem lavar o carro pode ser preso.

A cidade eterna  se apresenta como o cenário distópico  de uma tragédia climática sem precedente que reúne um coro de personagens de várias matizes: jovens e velhos, pobres e ricos, vítimas e aproveitadores, todos ligados por um destino apocalíptico.  

Siccità foi lançado na Itália em setembro último, durante o verão mais seco dos últimos 500 anos. O filme foi apresentado na seleção oficial do Festival de Veneza de 2022. Recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas cinematográficos Italianos e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora.

  • 19h – Hill of Vision – L’incredibile storia di Mario Capecchi 

Direção: Roberto Faenza
Elenco: Laura Haddock, Edward Holcroft, Elisa
Lasowski, Francesco Montanari, Jake Donald-Crookes, Sofia D’Elia, Ruben Buccella, Lorenzo Ciamei.
País: Itália / EUA / Ano: 2022
Duração: 104 minutos
Gênero: Biografia / Drama

Baseado na vida de Mario Renato Capecchi, geneticista italiano naturalizado americano, Prêmio Nobel de Medicina de 2007. Itália, Segunda Guerra Mundial. Mario tem cinco anos, sua mãe é presa pela Gestapo. A partir de então, passa a viver o suplício comum a tantas crianças vítimas das guerras e da miséria: perambula pelas ruas em bando, pratica furtos, passa por adoções, contrai uma doença grave e é internado em um sanatório. 

Após a guerra, milagrosamente, reencontra sua mãe para começar uma nova vida na América. Entretanto, a hostilidade dos companheiros de escola o levam ao isolamento. Mas o amor pela ciência, transmitido a ele por seu tio, abrirá para ele um horizonte de possibilidades. 

Admitido em  Harvard, obtem seu título de doutorado em Biofísica em 1967, sob a orientação de James Watson, Prêmio Nobel de Medicina em 1962.

Em 1969 torna-se professor assistente no Departamento de Bioquímica da Harvard School of Medicine. Desde 1988, Capecchi colabora com o Howard Hughes Medical Institute. É membro da National Academy of Science, Distinguished Professor da State University of Salt Lake City da Italy USA Foundation.

12 DE NOVEMBRO

  • 16h30 – Comedians

Direção: Gabriele Salvatores
Elenco: Alessandro Besentini, Francesco Villa, Natalino Balasso, Demetra Bellina, Marco Bonadei, Elena Callegari, Vincenzo Zampa, Christian De Sica
País: Itália / Ano: 2021
Duração: 96 minutos
Gênero: Comédia

Baseado no drama homônimo de Trevor Griffiths, encenado pelo próprio Salvatores no Teatro dell’Elfo em 1985 e posteriormente retomado no tema de um de seus primeiros longas-metragens, Kamikazen, o roteiro traz à cena seis aspirantes a comediantes cansados da mediocridade de suas vidas, que  ao final de um curso noturno de stand-up, se preparam para enfrentar sua primeira apresentação em um clube. Na plateia há um caça-talentos, que escolherá um deles para um programa de televisão.

Para todos é a grande oportunidade de mudar de vida, para alguns talvez seja a última. As apresentações começam e cada comediante sobe ao palco com um grande dilema: respeitar os ensinamentos de seu professor, dedicado à comédia inteligente e intransigente ou mudar seus números para satisfazer o gosto pouco refinado do caça-talentos? Ou talvez quem sabe procurar uma terceira via…

  • 19h –  Nostalgia

Direção: Mario Martone
Elenco: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi
País: Itália / França / Ano: 2022
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama

Do mesmo diretor do acalamado l’amore molesto, baseado no romance de Elena Ferrante, Nostalgia também tem uma matriz literária, o romance homônimo de Ermanno Rea, outro grande nome da literatura partenopea, cujo protagonista é um empresário bem-sucedido, Felice, que retorna a Nápoles após 40 anos para cuidar de sua mãe idosa, doente e solitária.

Reencontrando o passado pelas ruas do bairro onde cresceu, Felice irá descobrir que seu amigo de infância havia se tornado  “O’ Malommo”, um chefe da Camorra, a máfia napolitana. 

Mais um grande trabalho de Pierfrancesco Favino, o ator conhecido no Brasil também por ter encarnado, sob a direção de Marco Bellocchio, o lendário mafioso Tommaso Buscetta, no filme “o Traidor”.  

Nostalgia foi apresentado em competição no Festival de Cannes de 2022 e selecionado para representar a Itália na corrida ao Oscar de 2023.

19 DE NOVEMBRO

  • 16h30 – Toilet

Direção: Gabriele Pignotta
Elenco: Gabriele Pignotta
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia dramedy

Flavio Brittany tem a reunião de negócios mais importante de sua vida. Entre os telefonemas dos clientes, as mensagens de voz da secretária e as ligações da ex-mulher, Flavio dirige seu carro em direção à oportunidade que há tempos esperava. Levado por uma sucessão de telefonemas, ele não percebe que tomou o caminho errado e para em uma pequena área de serviço. Ainda ao telefone, freneticamente distraído, ele vai ao banheiro, mas quando tenta sair a porta está trancada. Ele grita por socorro, mas ninguém responde. Não há alma viva.

Lá fora, a sua vida segue sem ele: a oportunidade de trabalho que esperava, o aniversário da filha com quem tenta recuperar a relação… O tempo passa mas a situação não desbloqueia. Será que Flavio vai conseguir não perder tudo?

Uma odisseia tragicômica condensada no tempo e no espaço. Lockdown dentro de uma banheiro público. Um homem de negócios que trabalha em rede, sem tempo e sem espaço – filho da rede e do virtual se vê desconectado de tudo e se vê obrigado a confrontar-se consigo mesmo e seus dilemas íntimos. O destino lhe reserva a uma ocasião inusitada de rever a própria vida.

  • 19h – Acqua e anice

Direção: Corrado Ceron
Elenco: Stefania Sandrelli, Silvia D’Amico, Paolo Rossi, Luisa De Santis, Diego Facciotti
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 115 minutos
Gênero: Drama / Comédia

Acqua e anice é um “road movie dos salões de bailes” que conta a história de Olímpia, uma lenda dos bailes que aos 70 anos decide colocar a van de sua banda de volta à estrada: desta vez, porém, não é sobre sair em turnê, mas embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que fizeram dela uma estrela. Com ela, uma jovem, Maria, tímida e desajeitada, recém contratada como sua motorista.

O filme teve estreia no último Festival de Veneza na sessão “Giornate degli Autori”.

26 DE NOVEMBRO

  • 16h30 – Calcinculo

Direção: Chiara Bellosi
Elenco: Gaia Di Pietro, Andrea Carpenzano, Barbara Chichiarelli, Giandomenico Cupaiuolo, Francesca Antonelli
País: Itália / Suiça / Ano: 2021
Duração: 96 minutos
Gênero: Drama

Talvez seja verdade que a gente também cresce a pontapés. E é verdade que, quando o carrossel gira rápido, sentimos que estamos voando e nunca mais queremos descer. É o que acontece com Benedetta (Gaia Di Pietro) quando conhece Amanda (Andrea Carpenzano) e decide segui-la em seu mundo perdido.

O filme lançado no Festival de Berlim de 2022.

  • 19h – I fratelli De Filippo

Direção: Sergio Rubini
Elenco: Giancarlo Giannini, Mario Autore, Domenico Pinelli, Anna Ferraioli Ravel, Biagio Izzo
País: Itália / Ano: 2021
Duração: 144 minutos
Gênero: Drama

Sergio Rubini leva ao cinema um retrato da família de artistas De Filippo e conta com a grande interpretação de Giancarlo Giannini no papel de Eduardo Scarpetta. Nápoles, início de 1900. Eduardo (Mario Autore), Peppino (Domenico Pinelli) e Titina (Anna Ferraioli Ravel) vivem juntos com sua mãe Luisa De Filippo (Susy Del Giudice). O pai natural é o mais famoso comediante da época, Eduardo Scarpetta, que os negligência completamente. No entanto, ele transmitiu seu amor pelo teatro e os fez atuar desde cedo. Quando morreu em 1925, a herança foi compartilhada pela família legítima.

A história dos De Filippo é uma história real ocorrida na Itália, e retrata uma ferida familiar que se transforma em arte.

O filme venceu em 2022 o David di Donatello de melhor composição.

03 DE DEZEMBRO

  • 16h30 – Dramma della Gelosia

Direção: Ettore Scola
Elenco: Monica Vitti, Giancarlo Giannini, Marisa Merlini, Marcello Mastroianni, Josefina Serratosa, Corrado Gaipa
País: Itália
Ano: 1970
Duração: 107 min
Gênero: Comédia dramática

Em uma festa do Partido Comunista, Oreste (Marcello Mastroianni), um homem de meia-idade, conhece a sedutora florista Adelaide (Monica Vitti) e logo se apaixona. O caso desperta a ira de Antonia (Josefina Serratosa), a ciumenta esposa de Oreste, que agride a moça. Quando Adelaide conhece o jovem Nello (Giancarlo Giannini) numa passeata e os dois começam a namorar, é a vez de Oreste desenvolver um violento ciúme.

Disposto a conquistar a moça, ele faz de tudo para separar o casal, apelando até para o feitiço de ciganos. Só que nada parece ser suficiente para separá-los.

  • 19h – L’ombra del giorno

Direção: Giuseppe Piccioni
Elenco: Riccardo Scamarcio, Benedetta Porcaroli, Lino Musella, Valeria Bilello, Waël Sersoub, Sandra Ceccarelli, Vincenzo Nemolato, Antonio Salines, Costantino Seghi
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 125 minutos
Gênero: Drama / Romance

Ascoli Piceno, 1938. Luciano (Riccardo Scamarcio ) é dono de um restaurante com vista para a praça principal da cidade, veterano da 1ª Guerra Mundial da qual carrega uma amarga consciência de saber matar, se necessário. Ele é simpatizante do Partido Fascista que está no poder. Um dia ele conhece Anna (Benedetta Porcaroli), uma jovem que busca qualquer tipo de trabalho, e Luciano a contrata como garçonete. O filme apresenta uma história de amor tendo como pano de fundo a Itália fascista e as leis raciais.

QUARTAS-FEIRAS

09 DE NOVEMBRO

  • 12h – Nostalgia 

Direção: Mario Martone
Elenco: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi
País: Itália / França / Ano: 2022
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama

Do mesmo diretor do acalamado l’amore molesto, baseado no romance de Elena Ferrante, Nostalgia também tem uma matriz literária, o romance homônimo de Ermanno Rea, outro grande nome da literatura partenopea, cujo protagonista é um empresário bem-sucedido, Felice, que retorna a Nápoles após 40 anos para cuidar de sua mãe idosa, doente e solitária.

Reencontrando o passado pelas ruas do bairro onde cresceu, Felice irá descobrir que seu amigo de infância havia se tornado  “O’ Malommo”, um chefe da Camorra, a máfia napolitana. 

Mais um grande trabalho de Pierfrancesco Favino, o ator conhecido no Brasil também por ter encarnado, sob a direção de Marco Bellocchio, o lendário mafioso Tommaso Buscetta, no filme “o Traidor”.  

Nostalgia foi apresentado em competição no Festival de Cannes de 2022 e selecionado para representar a Itália na corrida ao Oscar de 2023.

  • 16h – Toilet

Direção: Gabriele Pignotta
Elenco: Gabriele Pignotta
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia

Flavio Brittany tem a reunião de negócios mais importante de sua vida. Entre os telefonemas dos clientes, as mensagens de voz da secretária e as ligações da ex-mulher, Flavio dirige seu carro em direção à oportunidade que há tempos esperava. Levado por uma sucessão de telefonemas, ele não percebe que tomou o caminho errado e para em uma pequena área de serviço. Ainda ao telefone, freneticamente distraído, ele vai ao banheiro, mas quando tenta sair a porta está trancada. Ele grita por socorro, mas ninguém responde. Não há alma viva.

Lá fora, a sua vida segue sem ele: a oportunidade de trabalho que esperava, o aniversário da filha com quem tenta recuperar a relação… O tempo passa mas a situação não desbloqueia. Será que Flavio vai conseguir não perder tudo?

Uma odisseia tragicômica condensada no tempo e no espaço. Lockdown dentro de uma banheiro público. Um homem de negócios que trabalha em rede, sem tempo e sem espaço – filho da rede e do virtual se vê desconectado de tudo e se vê obrigado a confrontar-se consigo mesmo e seus dilemas íntimos. O destino lhe reserva a uma ocasião inusitada de rever a própria vida.

  • 18h30 – Hill of Vision – L’incredibile storia di Mario Capecchi

Direção: Roberto Faenza
Elenco: Laura Haddock, Edward Holcroft, Elisa
Lasowski, Francesco Montanari, Jake Donald-Crookes, Sofia D’Elia, Ruben Buccella, Lorenzo Ciamei
País: Itália / EUA / Ano: 2022
Duração: 104 minutos
Gênero: Biografia / Drama

Baseado na vida de Mario Renato Capecchi, geneticista italiano naturalizado americano, Prêmio Nobel de Medicina de 2007. Itália, Segunda Guerra Mundial. Mario tem cinco anos, sua mãe é presa pela Gestapo. A partir de então, passa a viver o suplício comum a tantas crianças vítimas das guerras e da miséria: perambula pelas ruas em bando, pratica furtos, passa por adoções, contrai uma doença grave e é internado em um sanatório. 

Após a guerra, milagrosamente, reencontra sua mãe para começar uma nova vida na América. Entretanto, a hostilidade dos companheiros de escola o levam ao isolamento. Mas o amor pela ciência, transmitido a ele por seu tio, abrirá para ele um horizonte de possibilidades. 

Admitido em  Harvard, obtem seu título de doutorado em Biofísica em 1967, sob a orientação de James Watson, Prêmio Nobel de Medicina em 1962.

Em 1969 torna-se professor assistente no Departamento de Bioquímica da Harvard School of Medicine. Desde 1988, Capecchi colabora com o Howard Hughes Medical Institute. É membro da National Academy of Science, Distinguished Professor da State University of Salt Lake City da Italy USA Foundation.

16 DE NOVEMBRO

  • 12h – Pane, amore e fantasia

Direção: Luigi Comencini
Elenco: Gina Lollobrigida, Vittorio De Sica, Marisa Merlini, Virgilio Riento, Tina Pica, Maria-Pia Casilio, Roberto Risso, Memmo Carotenuto
País: Itália
Ano: 1953
Duração: 93 min
Gênero: Comédia

Na década de 1950, o comandante Antonio Carotenuto, (Vittorio De Sica) é enviado para servir nas montanhas da Itália. Ansioso para se casar, assim que chega lá ele escolhe a sensual Maria de Ritis (Gina Lollobrigida), como noiva. Ao ter suas tentativas de aproximação rejeitadas, descobre que a camponesa está apaixonada por um de seus subordinados, o tímido Pietro (Roberto Risso). Ele se volta então para Annarella (Marisa Merlini), a parteira da cidade, que demonstra abertamente seu amor por ele. Só que a parteira guarda um segredo que vai deixar o comandante numa situação complicada.

  • 16:00 – L’innocente 

Direção: Luchino Visconti
Elenco: Laura Antonelli, Giancarlo Giannini, Jennifer O’Neill, Massimo Girotti, Rina Morelli
País: Itália
Ano: 1976
Duração: 129 min
Gênero: Drama

Tullio (Giancarlo Giannini), um aristocrata da alta sociedade italiana do século XIX, está experimentando uma grande reviravolta em sua vida: após trair sua esposa Giuliana (Laura Antonelli) e fazer questão que ela descobrisse, ele está provando do mesmo veneno, já que ela acabou se apaixonando por um escritor.

18h30 – La ragazza con la valigia 

Direção: Valerio Zurlini
Elenco: Claudia Cardinale, Jacques Perrin, Gian Maria Volontè, Corrado Pani
País: Itália
Ano: 1961
Duração: 103 min
Gênero: Comédia dramática

A bela e jovem mulher Aida Zepponi (Claudia Cardinale) se vê sozinha em Parma, após ser abandonada pelo amante, Marcello (Corrado Pani). Mesmo assim ela localiza o endereço dele. Marcello pede para Lorenzo (Jacques Perrin), seu irmão mais novo, que se livre dela, mas logo surge entre Aida e Lorenzo uma sólida amizade. Apesar dele ser mais novo, Lorenzo se apaixona por ela de tal maneira que faz tudo para agradá-la, inclusive lhe pagando coisas com um dinheiro que não é dele.

30 DE NOVEMBRO

  • 12h – Siccità

Direção: Paolo Virzì
Elenco: Monica Bellucci, Silvio Orlando, Valerio Mastandrea, Elena Lietti, Tommaso Ragno, Claudia Pandolfi
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 97 minutos
Gênero: Comédia/Ficção científica apocalíptica

Não chove em Roma há três anos e a falta d’água obriga a uma mudança radical de regras e hábitos para seus moradores. As autoridades impõem normas duras de racionamento das reservas da cidade: no supermercado é proibido comprar mais de uma garrafa d’água, não se pode molhar as plantas e quem lavar o carro pode ser preso.

A cidade eterna  se apresenta como o cenário distópico  de uma tragédia climática sem precedente que reúne um coro de personagens de várias matizes: jovens e velhos, pobres e ricos, vítimas e aproveitadores, todos ligados por um destino apocalíptico.  

Siccità foi lançado na Itália em setembro último, durante o verão mais seco dos últimos 500 anos. O filme foi apresentado na seleção oficial do Festival de Veneza de 2022. Recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas cinematográficos Italianos e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora.

16h – I fratelli De Filippo

Direção: Sergio Rubini
Elenco: Giancarlo Giannini, Mario Autore, Domenico Pinelli, Anna Ferraioli Ravel, Biagio Izzo
País: Itália / Ano: 2021
Duração: 144 minutos
Gênero: Drama

Sergio Rubini leva ao cinema um retrato da família de artistas De Filippo e conta com a grande interpretação de Giancarlo Giannini no papel de Eduardo Scarpetta. Nápoles, início de 1900. Eduardo (Mario Autore), Peppino (Domenico Pinelli) e Titina (Anna Ferraioli Ravel) vivem juntos com sua mãe Luisa De Filippo (Susy Del Giudice). O pai natural é o mais famoso comediante da época, Eduardo Scarpetta, que os negligência completamente. No entanto, ele transmitiu seu amor pelo teatro e os fez atuar desde cedo. Quando morreu em 1925, a herança foi compartilhada pela família legítima.

A história dos De Filippo é uma história real ocorrida na Itália, e retrata uma ferida familiar que se transforma em arte.

O filme venceu em 2022 o David di Donatello de melhor composição.

  • 18h30 – L’ombra del Giorno

Direção: Giuseppe Piccioni
Elenco: Riccardo Scamarcio, Benedetta Porcaroli, Lino Musella, Valeria Bilello, Waël Sersoub, Sandra Ceccarelli, Vincenzo Nemolato, Antonio Salines, Costantino Seghi
País: Itália / Ano: 2022
Duração: 125 minutos
Gênero: Drama / Romance

Ascoli Piceno, 1938. Luciano (Riccardo Scamarcio ) é dono de um restaurante com vista para a praça principal da cidade, veterano da 1ª Guerra Mundial da qual carrega uma amarga consciência de saber matar, se necessário. Ele é simpatizante do Partido Fascista que está no poder. Um dia ele conhece Anna (Benedetta Porcaroli), uma jovem que busca qualquer tipo de trabalho, e Luciano a contrata como garçonete. O filme apresenta uma história de amor tendo como pano de fundo a Itália fascista e as leis raciais.