.Por Roberto Ravagnani.

Algo tem que trazer uma pacificação para nosso país, doce ilusão que serão nossos políticos, qualquer um deles, o desejo de todos é que tudo que foi construído até o momento possa ser jogado no chão para ser reerguido com novo nome, e o real interesse pela sociedade trabalhadora e batalhadora são inexistentes, portanto, resta a nós cidadãos de bem e conscientes de nossas responsabilidades cuidar do que resta e fazer algo para que renasça um novo mundo.

(foto rodnae produtions – pxl)

O voluntariado certamente é uma ferramenta muito eficiente para ajudar neste processo e está à disposição de todos de forma gratuita e farta. Sim, tenho que explicar o farta. Existem muitas oportunidades de trabalho voluntário no Brasil, uma verdadeira fartura de oportunidades e no mundo não é diferente, o que falta, são os voluntários, pois poucos sabem como buscar estas oportunidades e de forma geral, não somos estimulados a isso da forma que seria necessário.

Há utilizações grotescas do voluntariado, como por empresas, política partidária, governos, grandes eventos e até mesmo por organizações sociais com más intenções, entre outros que se utilizam da palavra voluntário para se utilizarem de pessoas como mão de obra barata, depois de “exploradas” estas pessoas se afastam do movimento e levam outras juntas, pois a informação ruim corre léguas e a boa, demora.

De toda forma a ferramenta é eficiente, está disponível e pode ser utilizada por todos. Ainda temos um longo caminho a percorrer para torná-la mais viável, acessível e mais fiscalizada, para que os “equívocos” não existiam ou diminuam consideravelmente, assim teremos mais tempo para uma defesa da atividade quando dessas utilizações grosseiras aparecerem.

Quanto maior o engajamento, maior o número de pessoas se voluntariando, maior número de pessoas sendo assistidas por estes voluntários, maior serão, a empatia, a inclusão, o reconhecimento, o respeito, o direito de ir e vir e consequentemente a PAZ tão esperada por todos nós. Isso não é uma mera suposição, é uma realidade possível de ser alcançada, a partir de um esforço coletivo na mesma direção. Vamos juntos fazer esta ainda utopia acontecer? Me de sua mão e vamos caminhar devagar e sempre para frente.