O Ponto de Cultura Quintal Garatuja, presente no cenário cultural de Campinas desde 2016, reinaugura neste mês de outubro seu espaço físico, localizado no Jardim Nova Europa, e lança uma programação gratuita até o fim do ano. As atividades começam no dia 1º, sábado, em celebração ao mês das crianças. No dia, haverá duas sessões de contações de histórias para “crianças de zero a 100 anos”, com acessibilidade em LIBRAS.

(Foto: Camilla Villanova)

A programação cuidadosamente escolhida pela dupla de artistas Pamella Villanova e Dudu Ferraz, responsáveis pelo Ponto de Cultura, inclui ainda um curso de teatro para gratuito para pessoas de todas as idades, um show de variedades no dia 8 de outubro e apresentações de músicas autorais de artistas da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

“Nós estamos muito felizes com essa reabertura, é algo que estamos preparando há dois anos. Neste tempo ficamos imaginando pessoas sentadas nos bancos e sofás, com plantas no meio… e finalmente isso vai se concretizar”, relata Pamella Villanova.

Para conferir todas as atrações do Quintal Garatuja nesta reabertura do espaço e realizar suas inscrições para o curso de teatro, os interessados podem acessar a página do grupo no Instagram, em @quintalgaratuja. 

Ponto de Cultura

O Garatuja atua há 6 anos na cidade de Campinas como um importante veículo disseminador de arte e cultura na região. Reconhecido formalmente como Ponto de Cultura em 2019 pela rede Cultura Viva, o Garatuja vem, desde então, trabalhando diretamente com artistas, escolas e comunidades da região, fortalecendo a cultura e a consciência ambiental através destas articulações.

“A gente faz um trabalho que é no quintal, mas transborda para além de um espaço físico único. Afinal, ser Ponto de Cultura tem relação com trabalhar com os territórios do entorno”, conta Dudu Ferraz.

O Quintal, como está agora, “é um lugar intimista e confortável para todos se acomodarem”, como relata Dudu. “A situação trazida pela pandemia do Covid-19 pediu adaptações de espaços e o nosso quintal se tornou uma plateia a céu aberto. O palco tem um formato não-convencional, uma coisa bem inusitada, que convida a uma criação artística diferente”. As mudanças realizadas no local também incluem a reutilização de materiais, numa tentativa de diminuir o impacto ecológico sobre o planeta”, diz Pamella.

A reforma do espaço começou em janeiro deste ano, após o grupo conquistar recursos financeiros através de edital do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). Paralelamente, os artistas também iniciaram uma pesquisa no Bosque dos Guarantãs, localizado próximo ao Quintal, pesquisando a história do mesmo e como ele é utilizado pela comunidade. “Nossos trabalhos levam em consideração a crise climática, o impacto ambiental e a educação ambiental nas escolas e no ambiente artístico. Nós apresentamos tudo isso quando vamos para parques e escolas, para a cena da arte-educação”.

Programação: Reabertura do Quintal Garatuja

01/10 – Sábado

Histórias que a Passarinha me Contou: Episódio Água

Horário: 10h

Acessibilidade: LIBRAS

Sinopse: A Passarinha conta sobre um peixe de mar que amava o rio. As aventuras são contadas com música autoral e recursos teatrais, narrando a vida no mar, a subida da Piracema e a lagoa. Após a contação, a plateia é convidada a mergulhar no mundo da imaginação para compor elementos da história e brincar livremente no espaço cênico com os materiais utilizados na peça.

01/10 – Sábado

Histórias que a Passarinha me Contou: Episódio Terra

Horário: 16h

Acessibilidade: LIBRAS

Sinopse: A Passarinha conta uma de suas viagens em que se depara com a transição entre uma paisagem de diversidade e o deserto. No meio do deserto, encontra um oásis, se delicia com as frutas maravilhosas e logo encontra as responsáveis pelo trabalho de adubar aquele solo: as minhocas. Esse encontro fértil rende muitas aventuras cantadas e contadas, inclusive sobre o tal do cocô de minhoca.

06/10 – Quinta-feira

Início do Curso de Teatro Livre Intergeracional

Horários: 9h às 11h ou 16h às 18h

Inscrições: pelo link no perfil do Quintal Garatuja no Instagram, @quintalgaratuja

Sinopse: Vamos vivenciar jogos e exercícios teatrais, além de propostas de improvisação e criação cênica, em diálogo com materiais artísticos de diversas linguagens. Tudo isso em um espaço acolhedor de trocas de saberes entre todas as pessoas presentes. O curso será gratuito e vai até 15 de dezembro, sempre às quintas-feiras. A ministrante é a atriz e arte-educadora Pamella Villanova, doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com 16 anos de experiência como professora de teatro, que também é gestora do Ponto de Cultura Quintal Garatuja.

08/10 – Sábado

Show de variedades

Horário: 19h30

Sinopse: Um show único reunindo artistas de diversas linguagens no mesmo palco. Atrações divertidas, profundas e questionadoras serão colocadas em jogo com a plateia em um ambiente acolhedor para todas as pessoas interessadas. A atração tem classificação livre. Receberemos a Palhaça Papoula (Pamela Leoni), a atriz Helena Agalenéa e DJ Kain, Gabi Guinatti e Guilherme Paiva, Mestre Marquinhos contando histórias, Jonatas Akin, Marisa Raquel, Pamella Villanova e Dudu Ferraz do Quintal Garatuja e coro cênico. 

05/11 – Sábado

Nosso Canto

Horário: 19h30

Sinopse: Evento criado em 2016 com objetivo de fortalecer a cena de música autoral na região de Campinas. Cada edição conta com a participação de 3 compositoras ou compositores, que apresentam suas canções em formatos mais intimistas. 

Reabertura do Ponto de Cultura Quintal Garatuja

Quando: A partir de 1º de Outubro (sábado)

Endereço: Rua São Miguel Arcanjo, 1520, Jardim Nova Europa, Campinas/SP

Classificação: Livre

Grátis

Acompanhe a programação no nosso Instagram: @quintalgaratuja

(Carta Campinas com informações de divulgação)